Peixes Ornamentais em Aquário

Echinodorus portoalegrensis
Echinodorus Portoalegrense

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

Echinodorus_portoalegrensis_1.jpg (32kb)
Fotografia: Jonas Aliotti Jr.

Nome: Echinodorus portoalegrensis
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: Sul do Brasil
Médio Rico Média

Comentário

Espécie com crescimento lento, possue folhas muito rígidas e espessas. Sua tonalidade escura proporciona contrastes interessantes quando combinada com espécies mais claras. Não requer iluminação intensa. Atinge aproximadamente 18 cm de altura. Boa opção para aquários onde a intenção seja manter uma baixa manutenção com podas.

Contribuído por Jonas Aliotti Jr.
Comentário

Com esta planta ocorre uma das histórias mais absurdas que se tem notícia. Quando Rataj descobriu e tornou pública a espécie, fez sem dispor de informações do seu local de origem (o que não pode), e nem poderia mesmo, pois a planta havia sido comprada em loja de aquário — poderia ter vindo de qualquer lugar do mundo. Assim, além do nome que não é válido, a espécie não existe na região de Porto Alegre e Deus sabe lá de onde venha! Admira-me o Rataj, que é o cara mais lembrado quando se trata de Echinodorus, ter criado uma farsa dessas. O local de origem ainda é um mistério. A própria planta é um mistério! Essa informação veio do maior botânico brasileiro de plantas aquáticas de todos os tempos, o Dr. Irgang, que faleceu em 2006.

Contribuído por Ronaldo Hilgert
Comentário

A Echinodorus Portoalegrensis é encontrada nativa na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente no Rio Uruguai, mas as plantas encontradas nessa região são um pouco diferentes das da foto acima, apresentando folhas mais ovaladas. Para quem tiver interesse em adquirir, pode ser encontrada para venda em lojas de aquários aqui no município de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul.

Contribuído por Rafael Viapiana
Comentário

A respeito do Echinodorus portoalegrensis, eu fiz uma pesquisa e encontrei no site da Tropica esta planta. Nele esta relatado seu nome como Echinodorus uruguayensis. Na região onde moro aqui no Rio Grande do Sul, tem um rio que tem esta planta, aos milhares, formam imensas touceiras. O rio é afluente do Rio Uruguai, fica acima da hidrelétrica de Machadinho. Eu retirei alguns exemplares e tenho eles em aquário na estufa, ja produziu nuitas mudas. É uma planta muito bonita, sua flor é branca e é muito rústica pois possue também uma forma emersa.

Contribuído por Reinaldo Magnabosco

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L