Peixes Ornamentais em Aquário

Didiplis diandra
Didiplis diandra

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

Didiplis_diandra_2.jpg (17kb)
Fotografia: Enrico Monteiro

Nome: Didiplis diandra
Origem: América do Norte

Cuidado Cascalho Iluminação
Difícil Fértil Forte

Comentário

Esta não é uma planta muito tolerante mas certamente vale a pena tentar mantê-la. Didiplis diandra é uma planta relativamente pequena e delicada que pode ser usada com grande efeito como um pequeno maço do meio à frente do aquário. A cor pode variar de verde escuro a claro, mudando para avermelhado ao topo com boa iluminação. O singular padrão em "cruz" que as folhas formam à medida que crescem é muito interessante e destaca bastante contra outras plantas de folhas arredondadas, ou carpetes, pedras e assim por diante. Sob as condições certas ela também crescerá um monte de florzinhas rosadas na base das folhas, você pode até enganar-se pensando que está com algum tipo de infestação de caramujos! Você pode propagá-la como outras plantas de caule, basta cortar o caule e replantá-lo no substrato.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Em meu nano plantado as Didiplis de desenvolvem muito bem, de 5 ramos iniciais tenho uma grande quantidade, sempre brotando mais quando é podada e com as flores na base das folhas. Mas é só o CO2 diminuir ou a lâmpada ficar velha que o seu desenvolvimento estaciona e suas folhas do topo param de ficar avermelhadas. Parece também que tem uma espécie de atração especial para cianofíceas, que sempre se desenvolvem no topo do ramo, onde as novas folhas brotam. É uma linda planta, muito boa para nanos!

Contribuído por Chantal Kornin
Comentário

Planta de fácil cultivo. Com poucas mudas consegui tirar centenas delas em apenas 1 mês. O método? CO2 em excesso (cilindro Morato 4 bolhas por segundo), iluminação forte e substrato fertilizado com húmus by Vlad, laterita e areia de filtro de piscina. Com uma iluminação muito forte, mais de 1 W/L, atinge um vermelho intenso. Simplesmente incrível. A sua capacidade de formar moitas laterais torna o aquário muito mais belo.

Contribuído por Fernando Carvalho
Comentário

Esta é uma planta muito bonita, comprei ela pela primeira vez sem conhecer nada a seu respeito. Era uma mudinha pequena, foi adquirida para a frente do aquário. Mas quando plantei, ela começou a crescer em ritmo acelerado. Então tive que colocá-la na parte de trás do aquário, e até adquiri mais algumas mudas. Ela cresce bem rápido e produz vários brotos que saem do caule.

Contribuído por Marcelo Engelmann

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L