Peixes Ornamentais em Aquário

Ceratopteris cornuta
Samambaia de Folha Larga

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

Ceratopteris_cornuta_1.jpg (12kb)
Forma submersa
Ceratopteris_cornuta_2.jpg (18kb)
Forma flutuante          Fotografia: John Nakachima

Nome: Ceratopteris cornuta
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: Regiões Tropicais
Médio Simples Média

Comentário

A Ceratopteris cornuta pode ser cultivada de 3 formas: submersa, emersa e flutuante. Comparativamente, a forma que tem melhor desenvlovimento é a submersa, sendo que ela é um pouco frágil a bruscas mudanças de parâmetros de água, principalmente pH. Por ter um crescimento rápido, é uma boa opção para aquários que tem excessos de nutrientes diluídos na coluna da água.

Contribuído por John Nakachima
Comentário

Comprei um exemplar como sendo uma samambaia comum. Como o tanque não dispunha na época de nenhum tipo de iluminação adequada (apenas uma luminária de mesa com uma compacta fluorescente) a planta definhou e morreu, mas o mais interessante é que algumas mudas sobreviveram muito bem flutuando pelo aquário. Hoje tenho estas plantas na forma flutuante em um tanque de 70 L com a iluminação adequada, e elas estão se desenvolvendo bem.

Contribuído por Leandro Terra
Comentário

Tenho algumas samambaias em meu aquário. Tinha-as primeiramente plantadas no substrato e com bom desenvolvimento. Entretanto, com seu crescimento e amadurecimento, elas ficavam frequentemente carregadas de mudas nas folhas, definhando em seguida, resultando em perda das plantas grandes. Observei-as criadas como flutuantes em um aquário de um amigo que me conseguiu muitas mudas de uma limpeza que ele fez. Desde então, estou satisfeito com elas restritas a um canto o aquário com um flutuador de mangueira de ar, exibindo bonitas raízes que podem ser vistas na coluna d'água, e com a praticidade de serem facilmente podadas. Contribuem para a qualidade da água.

Contribuído por Ben-Hur Escobar

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L