Peixes Ornamentais em Aquário

Ceratophyllum demersum
Rabo de Raposa

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário > Rabo de Raposa - Ceratophyllum demersum

Fotos & Comentários

Ceratophyllum_demersum_1.jpg (20kb)
Fotografia: Cristiano Souza

Nome: Ceratophyllum demersum
Origem: Cosmopolita

Cuidado Cascalho Iluminação
Fácil Nenhum Média

Comentário

Possuo alguns em meu aquário plantado. Crescem rápido, não dão trabalho e dão volume no aquário. É muito bonita. Em meu aqua ficaram ótimas e belas.

Contribuído por Leonardo G.
Comentário

Eu considero essa planta uma das mais bonitas plantas lowtech que existem. Suas folhas finas e delicadas fazem um ótimo contraste com plantas de folhas largas. Entretanto essa planta é pouco utilizada pelos grandes aquapaisagistas, que a usam somente para a retirada de nutrientes no começo da montagem. Ela cresce bem mesmo em condições precárias. Não é necessário substrato fértil, injeção de CO2 ou luz forte, 0,5 W/L e água são suficientes para mantê-la viva e bem. Ela não deve ser enterrada, pois não possui raízes. Se for enterrada, a parte sem luz virá a apodrecer. Deve ser amarrada a pequenas pedras, ou ficar flutuante. Pode ser que pouco depois de ser colocada no aquário suas folhas venham a melar.

Comentário

A Rabo de Raposa é uma das plantas mais úteis em início de montagem que há. Tem um crescimento vertiginoso, e portanto é ótima aliada no combate às algas. Se deixada sem poda, em pouco mais de uma semana toma completamente o aquário. Ela foi a primeira planta que eu tive, em meu primeiro plantado. Não tinha injeção de CO2 na época, mas ela nem se deu conta disso, crescia a olhos vistos. Não é uma planta boa para se compor layouts, justamente devido à sua alta taxa de crescimento, que requer intervenções constantes para mantê-la controlada. Uma planta que não requer substrato rico e nem injeção de CO2, recomendadíssima para iniciantes, .

Contribuído por João Mariano
Comentário

Essa é a planta mais fácil de se manter em minha opinião. Consigo mantê-la em um aquário onde eu crio platys de 90 litros com a iluminação de 15 Watts, e no meu aquário de 630 litros de jumbos com 80 Watts ela cresce muito bem. Já no meu plantado de 80 litros com CO2, substrato fértil e iluminação forte, ela cresce bem pouco. Recomendo a todos, principalmente aos iniciantes no hobby. Além de barata é muito resistente!

Contribuído por Rafael Peris Cunha
Comentário

Uma planta tão comum quanto a Elódea, de fácil cuidado, crescimento rápido e intenso, resistente a ambientes desfavoráveis, como falta de luz ou muita luz. É uma das mais bonitas e baratas plantas para se comprar e se adapta rápido em qualquer aquário. Tenho 14 mudas com uma média de 35 cm de altura e quando podo ela repõe os seus galhos, renascem tanto o que foi podado quanto o que foi colocado direto no cascalho ou areia. Pode ficar flutuando ou presa no fundo, dificilmente cria raiz pois não é necessário para ela.

Contribuído por Yuri Mendes
Comentário

Tenho só essa planta em meus aquas, pois não tenho plantado. Ela é muito resistente, barata e bonita. Consegui mantê-la até com 2 oscars sem problemas.

Contribuído por Victor
Comentário

Bela planta. Tenho 2 exemplares e crescem bastante. A cada TPA tem que podar, pois ela é bem volumosa e pode dominar o aquário. Meus Dojo's adoram ficar em cima delas. Não precisa de muita luz, nem de substrato fértil, pois não tem raízes.

Contribuído por Marcelo
Comentário

Excelente planta para ser usada como proteção para os filhotes, pois não tem que ficar plantada (ela se desenvolve solta na água). Assim, pode ser retirada quando se precisar coletar os peixes, e depois pode retornar sem problemas. Também não necessita de iluminação direta, qualquer claridade a mantém bem, mesmo que indiretamente. Cuidado ao fazer manuseio desta planta, pois não pode nunca ficar exposta ao ar por muito tempo, se desidratar ao ser reintroduzida ela se desmancha. Ela só é sensível a mudanças muito bruscas na água.

Contribuído por Douglas Vinícius
Comentário

Comprei um exemplar desta planta há mais ou menos um mês e meio, possuo um laguinho com cinco kinguios e 2 cascudos dentro de meu canteiro de plantas, neste intervalo de tempo ela se multiplicou numa proporção de 15 para 1 e até agora não amarelou ou perdeu nem se quer um pedaço, mesmo com a fama dos kinguios, já as separei em alguns baldes pois penso em dar a amigos e reproduzi-las para tanques que pretendo montar.

Comentário

Facil de encontrar, ganha muito volume com seus brotamentos. Eu pessoalmente não gosto que ele fique flutuando solto pelo aquário (já que não desenvolve raiz), porque acaba ficando preso no filtro. No meu aqua fiz uma pilha de pedras grandes no canto esquerdo do aqua com uns ramos do rabo de raposa saindo das frestas das pedras. E tenho que dizer, ficou muito bonito e contribuiu para um layout muito bom.

Contribuído por Rafael Martelli

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L