Peixes Ornamentais em Aquário

Aplocheilichthys normani
Killie Lampeye, Killie Normani

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Killifishes > Killie Lampeye - Aplocheilichthys normani

Fotos & Comentários

Aplocheilichthys_normani_1.jpg (19kb)
Fotografia: Walther

Nome: Aplocheilichthys normani
Comp AquapHTemp
Origem: África
4 cm 40 L 6.8 24°C

Comentário

Este belo e pequeno peixe é originário de riachos e lagoas da África, tendo ampla distribuição de costa a costa no continente. Divide parte do biótipo com o Kribensis, vivendo em ambientes com ampla variação de temperatura, pH e dureza, o que explica sua robustez.

Possui um corpo alongado que lembra um Guarú, de cor bege acinzentada. O que dá destaque a este peixe é a coloração azul iridescente que tem na metade superior dos olhos, de um brilho tão intenso quanto a faixa do Neon. Ter um cardume destes peixes dá a sensação de um enxame de vaga-lumes voando no aquário. Inclusive os alevinos desde pequeno já possuem o característico olho azul. Um layout mais escuro, com cartolina preta colada atrás do tanque, substrato de basalto e plantas de folhas escuras dão um destaque ainda maior aos seus olhos.

O dimorfismo sexual é difícil, as fêmeas são um pouco menores e mais roliças. Sua reprodução é muito fácil, não-anual, soltam grandes ovos adesivos a esmo pelo aquário, em geral as crias não são devoradas pelos pais. Têm um crescimento relativamente lento, atingindo a maturidade sexual em 6 meses.

Ao contrário de outros killies, é um peixe extremamente pacífico e gregário, sugere-se um grupo de pelo menos 6 indivíduos, sendo excelentes companheiros para pequenos tetras.

Aceita bem alimentos industrializados, mas é importante a complementação com alimentos vivos, principalmente se a idéia é reproduzi-los.

Nada pelos estratos superiores e médios do aquário, só lembrando que são grandes saltadores, como a maioria dos killies, necessitando manter o tanque sempre tampado.

Contribuído por Walther

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L