Peixes Ornamentais em Aquário

Salminus brasiliensis
Dourado

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Caracídeos > Dourado - Salminus brasiliensis

Fotos & Comentários

Salminus_brasiliensis_1.jpg (43kb)
Fotografia: Guto Magina

Nome: Salminus brasiliensis
Comp AquapHTemp
Origem: Bacias do Paraná, Paraguay e Uruguay
100 cm 2000 L 6.8 20°C

Comentário


Família: Characidae
Origem: Bacia do Prata
Tamanho: pouco mais de 1 metro (máximo); até 25 kg de peso.
Utilidade: pesca esportiva, controle de peixes em criatórios comerciais. Não é indicado para aquários domésticos!
Reprodução: induzida (injeção de hormônios)

Obs: Peixe de águas rápidas, necessita fazer a piracema para desenvolvimento das gônadas, por isso só se reproduz em cativeiro por injeção de hormônios. Muito procurado por pescadores esportivos, sua ocorrência em águas da bacia do Paraná tem sido prejudicada devido ao grande número de represas, sendo mantido por reprodução artificial e soltura dos alevinos, especialmente pela CESP.

Contribuído por Zeco
Comentário

Tive um em meu aquário mas só por um mês, porque ele jogava a água do aquário para fora e cada dois dias eu tinha que repor a água. Mas também me diverti muito alimentando ele com lambaris pequenos e lebistes selvagens. Agora ele está num açude no meu avô.

Contribuído por Daniel
Comentário

Eu tenho dois num lago particular. Eram 4 indivíduos, mas dois pularam do lago. O que tenho notado é que é um peixe sensível a variações dos parâmetros da água. Qualquer amônia na água já é sentida por eles, aumenta o stress e a chance de pular é maior! Foi o que aconteceu com os meus dois exemplares que pularam. No mais, são excelentes peixes! Impressionante como nunca param de nadar! Os meus comem ração e de vez em quando pegam algumas piabas. Excelentes peixes para que se possa observar o comportamento, mas em aquários fica difícil por causa do tamanho e da atividade intensa de natação do peixe!

Contribuído por Fernando
Comentário

Esse peixe é realmente fascinante. Até o ano passado morei em Dourados-MS, cidade que tem este nome devido ao grande número de peixes dessa espécie encontrado por lá. Quando fui em Bonito-MS, tive a oportunidade de nadar junto com eles, e são extremamente dóceis e lindos (seu corpo parece de lantejoulas). Bom, é uma especie que aprecio muito.

Contribuído por Tiago Zanardo Jeronimo

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L