Peixes Ornamentais em Aquário

Inpaichthys kerri
Tetra Imperador Azul, Tetra Royal, Puxa-puxa

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Caracídeos > Tetra Imperador Azul - Inpaichthys kerri

Fotos & Comentários

Inpaichthys_kerri_1.jpg (26kb)
Fotografia: Carolina Monari

Nome: Inpaichthys kerri
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia do Rio Madeira
4 cm 40 L 6.8 26°C

Comentário

Espécie pacífica e resistente, pode ser mantida em aquários comunitários em grupos de 5 ou mais indivíduos. Gostam de áreas plantadas mas também necessitam de espaço livre para nadar. Além disso, apreciam correnteza e se concentram principalmente nas áreas intermediárias do aquário. Aceitam diversos tipos de alimento, incluindo grãos, flocos e artêmias. Machos e fêmeas diferem principalmente na coloração, sendo que os machos apresentam predominância do azul.

Contribuído por Carolina Monari
Comentário

Só como curiosidade, a origem do nome (popular e científico) deste peixe tem uma historinha interessante. A espécie foi descrita recentemente, em 1977, pelo pessoal do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), como a primeira espécie de um novo gênero, daí Inpaichthys ("Peixe do INPA"). Inicialmente, ele iria ser batizado de Inpaichthys geiseli, em homenagem ao então presidente Geisel, mas resolveram homenagear o então diretor do INPA, o Dr. Warwick Estevan Kerr, daí o nome final. Bom, nem preciso explicar então de onde vem o nome "Puxa-puxa"...

Contribuído por Walther

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L