Peixes Ornamentais em Aquário

Hypancistrus zebra
Acari Zebra (Imperial)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Acari Zebra (Imperial) - Hypancistrus zebra

Fotos & Comentários

zebra1.jpg (16kb)
Fotografia: Vicky Loures

Nome: Hypancistrus zebra
Comp AquapHTemp
Origem: Brasil (Rio Xingu)
10 cm 80 L 6.7 25°C

Comentário

O meu zebra passa a maior parte do tempo na toca. Costuma sair de vez em quando para comer e nadar, principalmente à noite. Muito pacífico, ideal para habitar um aquário comunitário. Necessita de um "esconderijo", pois é muito tímido. Gosta muito de spirulina em tabletes.

Contribuído por Vicky Loures
Comentário

Este peixe é estonteante, uma verdadeira jóia rara da natureza. Eu tenho um Acari Zebra no meu plantado de 200 L, que divide o fundo do aquário com um Acari Tigre e um Acari Pepita, além de algumas Coridoras e Bótias. Atualmente é o menor de todos (uns 6 cm) e realmente é extremamente tímido. Felizmente ele escolheu uma toca perto da frente do aquário, que me deixa ver ele bem o dia todo. É o único dos Acaris que não sai quando eu dou comida de dia. Aliás, eu nunca vejo ele comendo, mas como ele está vivo e bem há quase um ano acho que ele consegue comer algas, restos de comida e as pastilhas de spirulina que eu jogo no aquário quase toda noite. Esta espécie é onívora, e não é um grande comedor de algas como outros Loricarídeos. Dizem que lá no Rio Xingu ele vive entre 20 e 40 metros de profundidade, e talvez por isso levou tanto tempo para ser "descoberto" (só foi classificado em 1991).

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Este é uma peixe magnífico, que adora algas e estranha todas as pessoas que se aproximam do aquário durante o dia, quando passa a maior parte do tempo dormindo em sua toca. Gosta de explorar o aquário à noite quando os outros peixes estão dormindo. É temperamental e precisa ser mimado constantemente para que não entre em depressão. Este zebra deve ser o mais bonito que já foi catalogado.

Contribuído por José Pupo Filho
Comentário

O meu Acarí Zebrinha também vive se escondendo no meu aquário comunitário de 100 L. Mas quando coloco rodelas de batata, ele não resiste e consigo vê-lo deliciando-se nelas, às vezes ficando por várias horas. É um dos peixes mais interessantes da natureza: pacífico, tranquilo, transmite um mistério que só tendo em seu aquário para entender.

Contribuído por Nelson Andrade
Comentário

A 1ª vez que eu vi um acari zebra numa loja fiquei maravilhado com o padrão de pele dele. Comprei um casal, para o meu plantado e eles até agora têm se dado bem. Comem pastilhas, artémias vivas, vegetais como alface, batata, etc. Depois ouvi falar na criação destes e decidi apostar. Fascinantes.

Contribuído por Diogo Padua Ramos Medina
Comentário

Sem dúvida nenhuma um dos mais belos peixes de água doce. Tenho um aquário somente de cascudos zebra. Várias peculiaridades desse lindo peixe existem em relação a seus parentes mais próximos. A primeira é que são carnívoros e predadores por excelência, comem pequenos crustáceos na natureza, além de carcaças de peixes, ou seja, detestam algas e são exclusivamente predadores. Outro detalhe, troncos são ignorados, não gostam como toca, só utilizam se não ouver outra opção para se esconder. A circulação do aquário deve ser forte, uso em meu aquário cerca de 10 vezes o volume total do aquário por hora. Os peixes adoram e se mostram menos tímidos. Os zebras, diferentemente de seus parentes, têm habitos diurnos e se em seu aquário eles não aparecem muito é porque algo não está bom para eles. Adoram bloodworms congelado, só aceitam batata se estiverem sem opção de caça no aquário. São muito fáceis de reproduzir, os meus desovaram em um pedaço de tijolo, com pH em torno de 6,6, água mole e temperatura de 32°C. Os filhotes possuem um saco vitelino gigantesco que só é consumido em cerca de 11 a 13 dias, depois é só oferecer náuplios de artêmia, e com o passar das semanas bloodworms picado. Nas primeiras crias perdi praticamente todos os filhotes, mas como aquarismo tambem é ciência, com o tempo fui me aprimorando, hoje possuo 10 lindos filhotes com 2 meses de vida junto com três machos adultos e duas fêmeas. Espero ter ajudado, um forte abraço.

Contribuído por Denis Borges

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L