Peixes Ornamentais em Aquário

Hyphessobrycon bifasciatus
Tetra Amarelo

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tetra Amarelo - Hyphessobrycon bifasciatus

Fotos & Comentários

yellowt1.jpg (24kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Hyphessobrycon bifasciatus
Origem: Sudeste do Brasil

Comp Aqua pH Temp
6 cm 50 L 6.9 24°C

Comentário

Este peixe costuma chegar nas lojas perdido em cardumes de mato-grosso, e pode ser chamado também de tetra-rio, o nome genérico de qualquer tetra que o vendedor não conheça. O tetra amarelo passa por fazes de coloridos muito diferentes no seu desenvolvimento. Quando pequeno, é transparente com nadadeiras que vão do cereja ao vermelho. Na natureza, fica com duas listras negras atrás da guelra e o corpo assume um dourado brilhante. Nos aquários, irá ficar prateado, mantendo as listras negras. É um tetra que cresce mais e mais rápido que os demais, talvez por ser muito ativo e bom de boca. As nadadeiras do macho são mais desenvolvidas. As peitorais são bem mais alongadas do que as da fêmea e adquirem tons amarelos e laranjas. Conforme o peixe cresce, o corpo ganha um amarelo difuso que não chega a competir com o prateado, sem jamais lembrar o colorido exuberante que tem na natureza. Sua reprodução é extremamente fácil. Basta ter um casal e vegetação. Os filhotes têm um índice de sobrevivência superior à média, o que pode torná-lo uma praga. Por ser ágil ao se alimentar, pode impedir que os demais peixes comam o suficiente, exigindo atenção do criador.

Contribuído por Carlos Erick
Comentário

Adquiri este peixe numa loja, cujo o vendedor não sabia o nome. Tenho 5 exemplares no meu aquário. São peixes pacificos, de ótimo temperamento, um pouco agitados, porém nada agressivos com outros peixes. As cores ficaram mais intensas com o tempo, revelando mais as listras pretas que tem no corpo. Em um dos exemplares as barbatanas possuem um tom vermelho. Estou muito feliz de acidentalmente descobrir esta especie, que só agora confirmei ser de fato um tetra amarelo, do qual nunca tinha ouvido falar.

Contribuído por Yulo Cezzar
Comentário

Tenho cinco tetras amarelos. São peixes muito calmos, ficam em baixo de algumas plantas. Meu aquário é de 200 L, por isso talvez eles sejam calmos. Em um aquário menor já os vi beliscar nadadeiras de outros peixes, mas apenas na hora da comida. Eles crescem rapidamente e sua cor amarelada está cada vez mais forte e brilhante com o passar do tempo.

Contribuído por Rodrigo Magalhães
Comentário

Descobri o tetra amarelo em uma represa no Espírito Santo. Trata-se de um peixe muito bonito, mas que tem um pequeno problema: tem o temperamento levemente parecido com o barbo sumatra, precisando sempre de outros peixes da mesma espécie para se relacionar. Assim ele não incomoda outros peixes e fica muito bem ambientado, trazendo muita animação para o aquário. Nessa mesma represa, esses tetras tinham pequenas variantes de cor, alguns eram avermelhados, outros amarelados como o da foto acima, e outros possuiam só a ponta das barbatanas avermelhadas. Como estes são mais bonitos capturei-os, mas eles perderam a cor e ficaram assim como os outros.

Contribuído por Terezinha Devens
Comentário

Capturei alguns juntamente com mato-grosso e engraçadinhos, numa represa na região metropolitana de São Paulo. Já estão comigo há um ano. São bem mansos, não atacam outras espécies. Apesar de não serem chamativos por suas cores, seus movimentos dão mais vida ao aquário.

Contribuído por Ronivon Brandão

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L