Peixes Ornamentais em Aquário

Nimbochromis (Haplochromis) venustus
Venustus

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Venustus - Nimbochromis venustus

Fotos & Comentários

Nimbochromis_venustus_2.jpg (26kb)
Fotografia: Daniel Fryar

Nome: Nimbochromis venustus
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Malawi (Africa)
22 cm 200 L 8.1 28°C

Comentário

Tinha um venustus, foi o primeiro do meu aquário. É territorialista, bastante agressivo e com um crescimento de assustar. Tive que arrancar ele do aquário pois estava matando meus outros ciclídeos

Contribuído por Andrea
Comentário

Peixe que tem como característica o rápido crescimento, tenho um no meu aquário de ciclídeos de 200 L e em dois mêses cresceu cerca de 8 cm, dando comida em flocos, e comida viva (artemia e tubifex).

Contribuído por (nome não informado)
Comentário

O Venustus (Haplochromis ou Nimbochromis venustus) é parente do Livingstoni. A diferença é que ele possui manchas arredondadas no sentido vertical, enquanto que o Livingstoni as possui mais alongadas e no sentido horizontal. Tenho dois venustus de 15 cm em um tanque de 500L. Não são ciclídeos tão agressivos e, na verdade, nunca os vi brigando com outras espécies, apenas entre si. Dão umas corridinhas, mas nada muito significativo. O macho, quando adulto, toma uma cor amarelada e a cabeça fica meio azulada. Já a fêmea mantém o padrão desta foto. Alimentam-se de todo tipo de ração, mas, como sempre, aconselho o uso de artêmias, pelo menos duas vezes por semana, e uma ração rica em proteínas (mais de 39%).

Contribuído por Pablo Ricardo
Comentário

Tenho um peixe desta espécie há aproximadamente 1 ano, ele é realmente magnífico. Quando o introduzi no meu aqua ele e seus companheiros tinham aproximadamente 1,5 cm. Uma curiosidade a respeito do meu peixe é que quando estava no aquário da sala (tendo como companheiros 1 Auratus, 2 Zebras Laranjas, 1 Lombardoi, 1 Bótia Palhaço e 1 Bótia Yo-Yo), ele era o mais pacífico de todos, ficando constantemente acuado atrás de uma bomba, mesmo sendo ele muito maior que os outros. Isso me levou a passá-lo para o aquário do meu quarto (que é menor, tendo 120 L) juntamente com 1 Yellow e 1 Moorii, ambos filhotes, com aproximadamente 1,5 cm (na época o Venustus tinha aproximadamente 5 cm). Para minha surpresa ele não se importou com os companheiros, convivendo pacificamente até hoje, embora dê alguma corridinhas no meu Moorii. Ele está com aproximadamente 15 cm. Os parâmetros do meu aqua são: dureza elevada, pH 8.0, temperatura 30°C, sifonagem quinzenal de 30 L.

Contribuído por Arthur B. Gaertner
Comentário

Tenho um aquário de 880 L com vários ciclídeos africanos e americanos. Tenho um venustus que é muito agressivo, com a face completamente azul e nuances pelo corpo, mas é um dos mais lindos. Tem uma boca muito grande e é muito voraz, esganado e olho grande. Alimento com spirulina flocos e um misto de Tetra Mini Granules, Sera Menu e Tetra Discus.

Contribuído por Junior Luiz

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L