Peixes Ornamentais em Aquário

Uaru amphiacanthoides
Uaru

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Uaru - Uaru amphiacanthoides

Fotos & Comentários

uaru1.jpg (22kb)
Fotografia: Luiz Henrique

Nome: Uaru amphiacanthoides
Comp AquapHTemp
Origem: América do Sul
25 cm 200 L 6.8 26°C

Comentário

O Uaru é da familia dos ciclídeos e durante sua fase de crescimento ele passa por metamorfoses de forma e cores similar a de alguns peixes marinhos como os angelfishes. Ele chega aos 26 cm em aquário, isto quer dizer que ele necessita de um aquário grande, 100 litros no mínimo. Um aquário bem plantado e com troncos e cavernas são recomendáveis para sua adaptação no aquário. O pH deve ser 6.8 e temperatura entre 25C e 28C. Eu tenho um em meu aquário e convive muito bem com bandeiras, festivo, ramirezi e cascudo. Convive bem com discos e outros peixes amazônicos. Quanto a peixes pequenos eu posso dizer pouco pois não coloco no meu aquário em função do festivo, mas os ramirezis que são pequenos ele nunca incomodou. É um peixe de beleza e formato proporcionais ao dos discos selvagens. Quanto à sua alimentação, ele come de tudo desde flocos até tetra bits ou artemia.

Contribuído por Luiz Henrique
Comentário

O Uaru é um peixe muito bonito e fácil de cuidar. Recomendado para iniciantes, gosta de espaço e se alimenta de qualquer coisa (rações, artêmias, coração de boi/galinha). Possuo três em meu aquário e estes convivem muito bem com Bandeiras e até com Neons que são muito menores. Quando pequenos são marrons com algumas pintas (ou listras) brancas e pretas. Com o crescimento vão tomando tonalidades azuladas (como os discos Heckel). É minha espécie favorita justamente por ser muito dócil com o dono e por ser fácil de cuidar.

Contribuído por Felipe Jorge
Comentário

Tenho 3 Uarus em um aquário de 470 litros. Eles vivem com 2 papagaios, 2 severum (1 gold e um verde) e 1 green terror. O Uaru tem comportamento bastante pacífico, porém sabe se defender muito bem. Ele gosta de viver em cardume (os meus ficam sempre juntos) porém já vi casos em que ele vivia muito bem sozinho. Comem de tudo, atualmente ofereço sticks, bits e spirulina e de vez em quando artêmias vivas. São bem vorazes na hora da alimentação, brigam pela comida de igual pra igual até com peixes maiores. Quando pequeno é bem sem graça, mas passa por algumas transformações na juventude e se torna um belo peixe na fase adulta.

Contribuído por Frederico de Paula
Comentário

Apesar do descrito por outros aquaristas e pela bibliografia, os meus dois uarus são extremamente territorialistas, mesmo estando em um aqua de 360 litros! Não deixavam os discos comerem, e mesmo depois que eu mudei a companhia dos mesmos, eles botam a satanoperca e o meu crenicicla xingu para correrem. Estão lindos e muito bem alimentados. Provavelmente são um casal formado.

Contribuído por Luiz Gustavo Arruda
Comentário

Contrariando, também, o que diz os outros comentários, o meu exemplar é bastante agressivo, come muito pouco (porém ele passou de 5 cm para 20 cm em um ano e meio, não sei como foi possível) e não deixa os outros peixes comerem. Trata-se de um peixe de corpo de fina espessura e que parece não ter escamas, curioso ainda lembrar que quando faz um movimento com a boca, põe a mostra algo que parece ser uma arcada dentária.

Contribuído por Ricardo Telles Miranda

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L