Peixes Ornamentais em Aquário

Cichlasoma trimaculatum (Amphilophus trimaculatus)
Ciclídeo Trimaculado, Trimac

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ciclídeo Trimaculado - Cichlasoma trimaculatum

Fotos & Comentários

Cichlasoma_trimaculatum_2.jpg (46kb)
Fotografia: Jeff Rapps

Nome: Cichlasoma trimaculatum
Comp AquapHTemp
Origem: América Central
35 cm 300 L 7.0 25°C

Comentário

Este peixe é muito comilão. Atinge até 30 cm pois tenho um de 32 cm há 4 anos. Muito territorial, mas pode acasalar facilmente com outras espécies como citrinellus, texas, sinspilus, bifasciatus, etc, gerando híbridos. Mas em algumas pesquisas que fiz descobri que este peixe não é exatamente híbrido como se encontra em alguns livros que pesquisei. Quando este peixe atinge um tamanho superior a 20 cm ele se torna um peixe totalmente fértil, podendo desovar ou fecundar se for macho. É um maravilhoso peixe, come rações ou peixes vivos.

Contribuído por Ricardo
Comentário

Tenho dois exemplares deste peixe. Apresentam cores fantásticas, com algumas pequenas variações deste exemplar da foto. Os meus têm alguns tons de azul cintilante ao redor das pintas pretas. O crescimento é bom, mas não chegaram a tanto como na descrição acima (aproximadamente 22 cm). Conheço amigos que também os têm e vivem em aquários comunitários de ciclídeos. Eu reformulei o meu aquário de ciclídeos e um deles não quis receber os novos moradores. São territorialistas e se adaptam a pH variados.

Contribuído por Fernando Matoso
Comentário

Peixe fantástico, muito inteligente; porém agressivo. Tenho um em um aquário de 500 litros e terei que retirá-lo, pois desejo completar substituir alguns peixes por ciclídeos africanos e como os africanos são menores, podem servir de comida para ele. O meu exemplar é macho e está com 23 cm, comendo naminha mão (salta fora do aqua para pegar a ração). É lindo, talvez eu monte até um aqua só para ele e o meu zebrinha...

Contribuído por Fernando Matoso

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L