Peixes Ornamentais em Aquário

Trichogaster trichopterus
Tricogaster Amarelo

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tricogaster Amarelo - Trichogaster trichopterus

Fotos & Comentários

tricho5.jpg (27kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Trichogaster trichopterus
Comp AquapHTemp
Origem: Tailândia, Bornéu
15 cm 200 L 6.8 27°C

Comentário

O Tricogáster Amarelo é uma das belas variantes de Tricogáster encontrados no hobby. Eles são muitas vezes vendidos ou escolhidos como peixes para iniciantes pela sua resistência, mas existem dois importantes pontos contra essa escolha: primeiro, eles crescem até um tamanho razoável (15 cm) e podem superpopular aquários menores. Segundo, os machos tendem a ser bastante territoriais e, com o seu tamanho avantajado, costumam atormentar todos os outros peixes menores, forçando-os a ficarem escondidos em algum canto do aquário. Isto pode ser bastante frustrante para aquaristas iniciantes, especialmente crianças. A solução é mantê-los em aquários grandes e bem plantados, ou manter apenas fêmeas. A identificação do sexo é fácil, já que o macho tem a barbatana dorsal (a de cima) comprida e pontuda, enquanto a da fêmea é curta e arredondada (como na foto acima).

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

No meu primeiro aquário haviam vários peixes, entre eles um tricogaster, e este matou todos os outros (não me lembro quais eram). Como precaução, eu e meu pai preferimos não colocar outros peixes no aquário até que ele morresse, mas ele sobreviveu 3 anos sem bomba oxigenadora sozinho num aquário de 30x20x20. Aconselho esta espécie para qualquer um que está começando agora e quer um aquário bonito e ainda não conseguiu "pegar o espírito da coisa".

Contribuído por Thiago Felício
Comentário

Gostaria de fazer um comentário sobre um cruzamento que, conforme me foi informado, foi feito entre o Tricogaster Amarelo e o Tricogaster Azul Marmorado, o resultado foi que saiu um bicho amarelado com manchas marmoradas na cor marrom, simplesmente maravilhoso! Quando comprei meu primeiro casal, na loja eles estavam meios "descorados" mas, ao se adaptarem no meu tanque, tanto o macho quanto a fêmea, escureceram a tal ponto que se destacaram entre os outros. Em termos de Trichogaster trichopterus, são os mais bonitos até agora. Quanto ao comportamento e alimentação, nada difere dos outros da mesma família.

Contribuído por Wagner Fernandes
Comentário

Êta peixinho briguento, sô! Vive importunando meu Trico Azul! Eu tenho uma fêmea, ela é menor que o Trico Azul macho que tenho, mas vive enchendo o saco do coitado, corre para lá, corre para cá até cansar! Acho particularmente o Azul mais bonito, mas o amarelo que eu tenho tem os olhos vermelhos e parece endemoniado, fica muito doido!

Contribuído por Leonardo Marchi
Comentário

Tinha dois tricos amarelos, um grande e um pequeno. Às vezes brigavam, decidi então comprar mais dois, um grande e outro pequeno. Desde esse dia nunca mais brigaram. Aconselho a colocar tricos grandes para que não briguem com outros peixes.

Contribuído por Carlos Martins
Comentário

Tenho um casal de trico amarelos num aquário comunitário. São um casal simpático, se bem que o macho anda sempre a importunar a fêmea. Em relação aos vizinhos, sempre se comportaram bem. Nunca mataram nenhum outro peixe, e mesmo na ora da refeição respeitam os peixes mais pequenos. Para mim são peixes inteligentes e que já comem na minha mão.

Contribuído por Maria Paula



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L