Peixes Ornamentais em Aquário

Trichogaster trichopterus
Tricogaster Azul

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tricogaster Azul - Trichogaster trichopterus

Fotos & Comentários

tricho1.jpg (15kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Trichogaster trichopterus
Comp AquapHTemp
Origem: Tailândia, Bornéu
15 cm 200 L 6.8 27°C

Comentário

O Tricogáster é um peixe bonito e muito resistente que pode ser encontrado facilmente em muitas variedades de padrões e cores, desde azul claro ou escuro até amarelo, rosa e marrom. Eles são muitas vezes vendidos ou escolhidos como peixes para iniciantes pela sua resistência, mas existem dois importantes pontos contra essa escolha: primeiro, eles crescem até um tamanho razoável (15 cm) e podem superpopular aquários menores. Segundo, os machos tendem a ser bastante territoriais e, com o seu tamanho avantajado, costumam atormentar todos os outros peixes menores, forçando-os a ficarem escondidos em algum canto do aquário. Isto pode ser bastante frustrante para aquaristas iniciantes, especialmente crianças. A solução é mantê-los em aquários bem grandes e bem plantados, ou manter apenas fêmeas. A identificação do sexo é fácil, já que o macho tem a barbatana dorsal (a de cima) comprida e pontuda, enquanto a da fêmea é curta e arredondada (como na foto acima).

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Os Tricogasters podem chegar a mais de 18 cm, eu mesmo já vi alguns, mas só em lagos com agua esverdeada.

Contribuído por Alberto Oliveira
Comentário

Os Guramis Azuis (Trichogaster sumatranus) são bastante agressivos, mas cada peixe tem seu próprio temperamento. Eu já tive alguns Guramis Azuis agressivos, mas em geral são bastante pacíficos. Aprendi que a melhor maneira de tranquilizar um Gurami agressivo é mantenê-lo com outros Guramis, para que não se sinta o "dono" do aquário, mas pelo contrário se veja forçado a conviver com outros tão grandes como ele. Eu sempre trato de ter 4 ou mais Guramis no mesmo aquário. Outro comentario: os Guramis Azuis podem conviver con peixes muito menores que eles (Tetras, Lebistes, etc) se crescem juntos e se há vários Guramis no aquário.

Contribuído por Pedro Restrepo
Comentário

Ganhei dois Tricogásters, cada um em um aquário pequeno redondo. Coloquei os dois em um só aquário até que comprasse um maior. Cheguei à conclusão de que realmente são bastantes territorialistas quando o espaço é pequeno, pois eles brigavam quando estavam no aquário pequeno, e quando os coloquei num aquário maior, junto até com outras espécies, a convivencia foi pacífica.

Contribuído por Carol
Comentário

Meu Trico Azul é muito calmo, não bate em ninguém, só apanha de vez em quando da minha Trico Amarela que às vezes dá umas carreiras nele. No geral ele é um peixe pacífico e muito bonito, se iluminado por uma luz azulada ou branca fica ainda mais bonito! Dizem ser um peixe rústico, mas o meu parece (ao meu ver) um peixe até bem delicado, principalmente por aqueles bigodinhos embaixo da cabeça, aquilo chega dar gastura. O meu Trico vive em um aqua com pH 7.0 e Temperatura de 29°C.

Contribuído por Leonardo Marchi
Comentário

Os Tricogásters Azuis são muito bonitos e bastante interessantes de se observar, porém eu não aconselho colocá-los em um aquário com Kinguios, pois já perdi um Kinguio que ele matou e alguns outros (de outra raça) acabaram ficando com as caudas danificadas. Infelizmente fui obrigado a separá-lo.

Contribuído por Eliel Carvalho



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L