Peixes Ornamentais em Aquário

Tilapia buttikoferi
Zebrinha

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Zebrinha - Tilapia buttikoferi

Fotos & Comentários

Tilapia_buttikoferi_3.jpg (15kb)
Fotografia: Gani Ganac
Comentário

Possuo um "Zebrinha" no meu aquário e realmente não sei porque deram esse pequeno nome para esse grande peixe! O meu mede 30 cm e tem um ano e meio. Foi um dos primeiros que comprei, porém é o maior hoje e domina todas e quaisquer tocas que faço que ele caiba dentro! É impressionante a mania de dominar o aquario que ele tem...filhotes nem pensar...sem viveiro é impossível mantê-los vivos por uma hora! É muito triste a natureza deles mas, vence o maior. Tentei colocar uns peixes pequenos mesmo após ter dado comida viva e ração, ele comeu o peixe de uma só vez (antes não tivesse alimentado talvez teria feito mais proveito do filhote que acabara de comer) e depois de satisfeito ou quase satisfeito, cuspiu o resto do peixe. Eu fiquei bege olhando tal ato e pensei em separá-lo ou até dá-lo, mas o amor que tenho por ele é maior do que qualquer outra criaturinha que vive lá dentro! Exceto os filhotes que são meus netos, quando nascem...sim porque considero eles meus filhos e cada um tem seu nome! Aprendi a lidar com ele, e também aprendi que ele é territorialista mesmo você oferecendo toca a todos. Ele vai sempre querer mostrar que ele é quem manda no aquário. O meu Jack Dempsey, "bochecha" como eu o chamo, coitado, não sai da toca por nada dessa vida! Eu o vejo raramente ou quando o alimento com a mão dentro do aquário e dentro da toca dele. Isso quando não tem que ser com uma seringa descartável mesmo, pois o medo é maior! Só vendo mesmo. Bem é um peixe pra se pensar em ter um milhão de vezes e antes de mais nada ter um aquário com mais de 400 litros porque o bicho cresce!

Contribuído por Sheila
Comentário

O meu é um peixe extremamente neurótico, chega ser engraçado, ele morde o vidro quando enxerga alguém, mas ao mesmo tempo muito bonito e interessante. Eu comprei ele há um ano e meio, tinha 3 cm, e olha, o bicho cresce mesmo! Eu coloquei ele em um aquário de 100 L junto com peixes de rio, ele exterminou um a um. Em meio ano estava com 7 cm e acabei tendo que fazer um aquário só para ele. Hoje ele tem 21 cm. Pense muito antes de comprar um!

Contribuído por Diego
Comentário

Adquiri meu zebra há 6 anos com cerca de 5 cm. Hoje ele está com 30 cm, vive sozinho em um aquário porque matou meu papagaio de 20 cm. É um dos peixes mais agressivos que conheço. Notei que esse peixe costuma temer o auratus e o socolofi, pois esses peixes apresentam grande agilidade e agressividade. Verifiquei que se o aquário for grande e os peixes forem do mesmo tamanho, na maioria das vezes o zebra apanha, pois não consegue acompanhar o estilo de briga do auratus e socolofi. O zebra costuma brigar boca a boca, já o auratus e o socolofi costumam brigar rodiando o seu oponente e o mordendo em diversos locais, e assim levando o oponente à exaustão. Se o aquário for pequeno, as coisas mudam pois o auratus e o socolofi não terão espaço para se movimentar, ficando fácil para o zebra pegá-los. Quanto à reprodução, deixou um pouco a desejar pois até hoje não consegui formar um casal, nem mesmo consigo distinguir macho e fêmea, mas acho que o meu é macho. Esse peixe adora decorar o aquário a seu gosto, removendo pedras e plantas. São inteligentes, pois o meu me reconhece e toda vez que chego perto do aquário ele bate no vidro pedindo comida. Já quando outra pessoa se aproxima ele muda de cor e começa a morder o vidro querendo brigar.

Contribuído por Marcos Antonio
Comentário

Meu Zebra, hoje, após 5,5 anos de boa convivência, é o último espécime de ciclídeo que ainda mantenho. Por motivos de trabalho, casamento, filho etc., deixei de lado o hobby. Mas meu zebra permanece firme e forte. Com seus mais de 30 cm, é o imperador-solitário de seu aqua de 250 L. E assim permanecerá até a próxima dinastia, que desejo, ainda esteja bem distante.

Comentário

Tenho um Zebra faz 20 anos. Ele está com mais de 30 cm. Toda vez que cresce demais tenho que comprar um aquário novo. Ele come alimentos vivos e patês que eu mesma faço. Come na minha mão e adora jogar as pedras para fora do aquário com a boca. Fiquei surpresa em ler os comentários sobre esse peixe. Ainda bem que tem mais gente que sabe como é ter um desses...outros pensam que sou louca!

Contribuído por Christiane Bonatti
Comentário

Eu tive um zebra por 6 anos. Era fascinante conviver com ele, participava do ambiente doméstico com barulhos de pedriscos no vidro. Era muito difícill não notá-lo, me reconhecia no ambiente e logo esperava por comida na flor da água. Era surpreendente sua capacidade de memorização e condicionamento. O maior problema era fazer as trocas parciais, ele lutava bravamente com a mangueira de sifonar.

Contribuído por Márcio Rodrigo Garcia
Comentário

Não conheço outro peixe assim. Tenho um aquário com 600 L onde tinha algumas espécies de ciclídeos. Pois desde que o meu casal de Zebras teve filhotes, nunca mais houve descanço com os outros peixes, tive mesmo de tirar as outra especies. Neste momento devo ter mais ou menos 60 zebrinhas com 1 ano no meu aquário, juntamente com os pais que têm 25 cm. Aconselho vivamente.

Contribuído por Jorge Martins
Comentário

Eu tenho um aquário comunitário, com várias espécies de peixes africanos, porém neste momento quero falar sobre o peixe que é mais conhecido como zebrinha. No momento tenho 2 deles, e estão pelo jeito em fase de desova dos filhotes. É muito interessante, pois a fêmea cava um buraco entre as pedras e escondeu-se atrás de uma rocha, ali ela está depositando os ovos, enquanto o macho fica sondando o território para que nenhum peixe das outras espécies que tem no aquário chegue nem perto do local onde está a fêmea. O mais insistente é o Labeo Frenatus, que volta e meia tenta chegar nesta rocha, mas é intimidado pelo zebrinha macho que se impõe perante ele. Agora espero para ver quantos filhotinhos irão nascer.

Contribuído por Edir Patrick Goularte
Comentário

Incrivelmente hostil, a Zebrinha definitivamente não é recomendada para iniciantes. Certamente ela causará muitos danos a um aquário comunitário. No entanto, trata-se de um ciclídeo fascinante não apenas pelo tamanho que alcança, mas pelo comportamento com o seu dono. Interage e reconhece facilmente você. Seu humor não é dos melhores e dependendo das circunstâncias pode morder ferozmente.

Tenho dois exemplares, que comprei há 6 meses com cerca de 4 cm. O mais bravo, ou o Virgulino, nome dado carinhosamente pela minha empregada, perplexa com a valentia e o destemor desse peixe, tal como o rei do cangaço, Lampião, já está com incríveis 15 cm! O outro ficou menor (cerca de 10 cm) e mais sociável. Come de tudo, é resistente e intempestivo. Desde que chegaram, meu aquário comunitário de 350 litros nunca mais teve paz. Tenho vários ciclídeos africanos, americanos e bótias e, por alguma razão que não descobri ainda, elegeu um pacífico macho Convict Marble (cerca de 12 cm) como seu inimig!o. Já matou a fêmea do Convict e um Zebra Borrado (ambos adultos). O único que ele respeita é um Jack Dempsey Blue Neon do mesmo tamanho. Um Texas Blue e um Green Terror parecem ignorá-lo, mas sempre manteem distância. Pensei em desistir e doá-lo, pois tenho que vigiá-lo permanentemente para evitar mais ataques, mas ele cativa pela sua maneira de ser, única, inteligente, corajosa e imponente. Para quem deseja emoções, a Zebrinha, cujo nome pode enganar os leigos, é uma grande e perigosa opção.

Contribuído por Dall Sanches

Estas páginas contêm comentários suficientes para dar uma idéia básica no assunto. Comentários adicionais são muito bem vindos (pelo formulário de contato do site) desde que acrescentem algo novo e/ou avançado ainda não contido nos existentes.



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L