Peixes Ornamentais em Aquário

Tilapia buttikoferi
Zebrinha

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Zebrinha - Tilapia buttikoferi

Fotos & Comentários

Tilapia_buttikoferi_4.jpg (19kb)
Fotografia: Eduardo Sachi
Comentário

Tenho esse fantástico e inteligente ciclídeo há mais ou menos 5 anos. Tinha quando adquiri uns 2 cm, hoje está com 30 cm e crescendo. Quando pequeno, coloquei em um aquário comunitário de aproximadamente 50 L, junto a um dempsey, um jacundá e outros ciclídeos africanos, todos alevinos, onde foi crescendo, dominando e até matando alguns peixes do aquário. Hoje está só em um tanque de 100L e parece feliz sozinho. É carinhoso conosco, gosta de jogar bola com uma bolinha de ping-pong e permite que façamos carinhos em seu dorso. Atende pelo nome carinhoso de "BOBÓ". Só o recomendo para aquários comunitários se forem de grande porte e com ornamentação pesada pois é normalmente muito agressivo e destruidor.

Contribuído por André Bandeira
Comentário

Melhor peixe do mundo. Tem temperamento, reconhece o dono como os Óscars, cata comida na mão. Faz sua própria decoração no aquário, pois pega as pedras na boca. O meu tem uns 15 cm e quando coloquei outro com uns 6 cm o pequeno apanhou muito e tive de dá-lo a um colega. Come qualquer ração que eu der. Ele não tem frescura de pH nem nada, vive bem de qualquer jeito, pois eu quase nem faço manutenção. É lindo e agressivo, pena que geralmente só se encontra exemplares de 3 a 6 cm nas lojas. Recomendo comprar pois é barato e resistente.

Contribuído por Eduardo Gazarini
Comentário

Tenho um zebrinha com 30 cm que mora sozinho pois não tem condições de sociabilidade com nenhum peixe. No decorrer de sua vida tentei colocá-lo com outros ciclideos até maiores que ele, mesmo assim não deu mole. Agora está vivendo em um aquário de 200 L onde por o danado faz a festa. Sua alimentação fica em torno de coração de galinha, peixes, girinos é o que cair no aquário. Certa vez estava fazendo a limpeza do vidro que protege a lâmpada e deixei a tampa aberta. Por azar caiu uma lagartixa dentro, corri para ver o que estava acontecendo, só deu para ver parte dela na boca de Teobaldo (baldo), apelido dado por minha sobrinha que adora a fera. Este peixe tem atitudes que minha esposa nota como ciúmes de mim, onde só aceita alimentos por mim dados. Tenho um Oscar albino com 3 cm que fica longe da visão dele por que ele não gosta de me ver cuidando de outros peixes. Dei um aquário pequeno onde minha esposa criava espadas, japoneses, porque quando eu ia fazer qualquer coisa como alimentar ou limpar, baldo ficava irado, revirando o aquário e sem querer comer. Coloquei um cascudo maior que baldo dentro do aquário para ver se ele se intimidava, nem aí, se eu não tiro ele matava. Um colega foi em casa com um Oscar bronze para me mostrar pois sempre tive admiração. O Oscar por ser maior que baldo o colega insistiu em colocar os dois juntos. Foi um massacre, so pude apartar com o escorredor de massas pois até a rede que tinha na hora baldo rasgou. Meu peixe é muito temperamental e ciumento, minha esposa fica danado com o seu comportamento.

Contribuído por Luciano Costa
Comentário

Tenho um Zebra há 19 anos. Este quando jovem tinha um comportamento bastante agressivo. Hoje está tão calmo que convive com plati, barbo ouro e outros.

Contribuído por Flavio Xequer
Comentário

Um dos mais belos ciclídeos, facilmente adaptável. Já vi Zebras em aquários de pH em torno de 6,6 e em aquas de ciclídeos africanos dos lagos, com pH superior a 8. Também aceita uma vasta gama de alimentos. É um peixe realmente onívoro, como todas as tilápias. Porém, em anos de aquarismo, nunca me deparei com um peixe tão agressivo quanto este. É capaz de ferir e até matar peixes como Citrinellum, também famoso pela agressividade. Por isso, só deve ser mantido com outros membros de sua espécie, de preferência apenas um casal.

Contribuído por Daniel Gomes
Comentário

Comprei meu zebrinha em 2001 com mais ou menos 4 cm. Coloquei-o no meu aquário comutário com diversas espécies de peixes pequenos, no início era bastante agressivo más com o tempo foi se acostumando. Hoje ele esta com ums 20 cm e é muito engraçado como convive com espadas e neons em um aquário 450 L. Só agride algum peixe quando se sente ameaçado e não admite outro peixe grande no aquário.

Contribuído por Cleber Kelis



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L