Peixes Ornamentais em Aquário

Tilapia buttikoferi
Zebrinha

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Zebrinha - Tilapia buttikoferi

Fotos & Comentários

Tilapia_buttikoferi_5.jpg (29kb)
Fotografia: Rafael Akama

Nome: Tilapia buttikoferi
Comp AquapHTemp
Origem: África Ocidental
30 cm 250 L 6.8 24°C

Comentário

Tenho um zebrinha preto e amarelo, e é o mais hábil lutador entre os ciclídeos que conheço: vive com outros peixes e frequentemente surra inclusive dois oscars tigre que são maiores que ele. Totalmente temperamental, ele vivia em cardume com os dempseys e passou a viver com oscars (depois de matar um terceiro oscar). Protege meus acarás-bandeira e teme um socolofi azul menor que ele. Peixe interessantíssimo, não aprecia carne crua como alguns ciclídeos.

Contribuído por Paulo Martins
Comentário

Possuo um Zebrinha há mais ou menos oito anos, ele tem hoje pouco mais de 30cm. É um peixe extremamente resistente e bonito. Não adoece fácil...só para se ter uma idéia, depois de um acidente doméstico, eu quebrei meu aquário e precisei colocá-lo em outro já montado sem qualquer tipo de adaptação. Depois de consertado meu aquário, não sabia do prazo que se deve esperar para a biologia do aquário se estabilizar e o coloquei no mesmo dia. Novamente não apresentou nenhum problema. Ele é também muito agressivo, não admite dividir o aquário depois de estabelecido, morde minha mão ou braço quando faço a manutenção, e se alguém coloca o dedo no vidro ele tente morder, além dos buracos que ele faz no substrato, tirando pedrinha por pedrinha e destruindo qualquer tipo de decoração. Plantas nem pensar, ele acaba se tornando uma atração e chama a atenção de qualquer um. É um peixe maravilhoso e genioso e que eu recomendo.

Contribuído por Hemir Migliani
Comentário

Posso dizer que é um peixe que cresce muito rapidamente. Apesar de ficar enorme (os meus dois têm cerca de 19 cm cada), não apresenta um comportamento tão agressivo quanto sua aparência faz parecer. Tenho um casal junto a outros ciclídeos africanos dos lagos (socolofis, trewavasaes, zebras, auratus, lombarbois etc), e apesar de preferir uma água mais neutra, adaptou-se bem ao ambiente bastante alcalino que mantenho (pH 8,1). É um peixe incrivelmente fascinante, e sua majestade dentro do aquário nota-se logo: Não provoca os outros ciclídeos, mas também ninguém se mete com ele. Seu porte requer aquários de pelo menos 300 litros. Alimenta-se de tudo, mas tem preferência por comida viva, por isso pelo menos duas vezes por semana, ofereço artêmias e blood worms vivos.

Contribuído por Pablo Ricardo
Comentário

Em 1995 coloquei 4 exemplares, que estavam devastando meu aquário comunitário, em um açude na minha propriedade rural. Para minha surpresa, em 1997 capturei um exemplar com 35 cm. Hoje em dia os zebras proliferaram e vivem junto com tilápias comuns e traíras no açude.

Contribuído por Luis Claudio
Comentário

Tenho um zebrinha há 4 meses. Nesse aquário eu tinha espadas e kinguios, infelizmente ao colocar o zebrinha ele acabou com todos. Por isso está sozinho. Pense muito bem antes de tê-lo, pois pode acabar com tudo que está na frente dele.

Contribuído por Cibele Mazzei
Comentário

Estou com um Zebrinha há 3 meses. Acho esse peixe muito interessante, pois é muito temperamental e inteligente, além de ter uma cara de poucas amizades. Ele decora o aquário do jeito dele e, se eu tento arrumar algo, ele parte para morder minha mão. Alimentar ele então é o maior barato: ele come da minha mao. Comprei ele já meio crescido, no momento está com 18 cm de comprimento. Está num aqua de 200 L com mais um cascudo pintado (o único peixe que ele deixa ficar junto, por ter sido acostumado desde pequeno pelo lojista). Finalizando: cuidado ao misturar ele com outros peixes (a não ser que tenha sido acostumado) e capriche no tamanho do aquario. O meu, de 200 litros eu considero como mínimo para ele.

Contribuído por Sandro Rahn



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L