Peixes Ornamentais em Aquário

Puntius tetrazona
Barbo Sumatra, Sumatrano, Barbo Tigre

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Barbo Sumatra - Puntius tetrazona

Fotos & Comentários

tiger2.jpg (29kb)
Fotografia: Marcos Avila
Comentário

Eu acho o Barbo Sumatra simplesmente lindo, mas essa história de cardumes não funcionou pra mim. Eu tenho um aquário de 150 L e tinha um cardume de 7 Sumatras, 10 Barbos-ouro e 6 Barbos-cereja. Não adiantou, tive que retirar os Sumatras do aquário. Agora eles vivem em um tanque de 14.000 L e com peixes que tem 20 vezes o seu tamanho.

Contribuído por Sergio Magri
Comentário

Peixe muito ativo. Não pára quieto nem um segundo. Tenho 5 em um comunitário que dividem com outros barbos, um casal de tricogásters, paulistinhas, rásboras e uma bótia. Vivem perseguindo um ao outro. Não recomendo de jeito nenhum colocá-los com peixes lerdos ou com nadadeiras vistosas. Tinha um cruzeiro que virou saco de pancada, coitado...

Contribuído por Thiago Souto
Comentário

Tenho 4 barbos no meu aquário e os acho muito divertidos. Ficam o tempo todo nadando uns atrás dos outros. Nunca vi meus barbos atacando outros peixes. Tenho em meu aquário vários peixes de porte menor e mesmo esses são deixados de lado. O único problema ocorre com os bandeiras que são muito territorialistas e atacam quando os barbos invadem o seu território. Na hora da comida é só balançar o pote de alimento e eles chegam bem perto do local onde faço o lançamento da ração.

Comentário

Sempre criei sumatras em meu aquário. Eles são muito ativos, inteligentes e curiosos. Devem viver em cardumes para não se tornarem tímidos ou agressivos. São peixes de preferência de água com o pH neutro ao ácido, portanto não são indicados ao convívio com kinguios ou bettas pelo pH e por destruir as nadadeiras destes. Eu particularmente crio sumatras com paraísos, colisas e arrisquei colocar neons. No primeiro dia foram perseguidos constantemente pelos sumatranos, mas ao passar de dois dias os sumatras desistiram da perseguição aos neons. Comem ração em flocos ou granulada sem problemas, precisam de um aqua de no minimo 60 litros pois nadam o dia todo sem parar. E para quem tiver caramujos no aquário, não tenha sumatras pois eles beliscam tanto o caramujo ao ponto dele não sair mais do casco e morrer.

Contribuído por Elaine Lacerda
Comentário

Barbos sumatra são realmente fascinantes, tenho 7 em meu aquário comunitário. Não devem ser comprados pela beleza. Lembro-me uma vez que comprei 5 neons, 7 matogrosso e 6 barbo ouro. Logo de cara meus sumatras se deram bem com os matogrossos e barbo ouro, porém foi diferente com os neons, que foram engolidos inteiros pelos meus sumatras, e a moça da loja assegurou que não haveria problema. Ao contrário do que falam por aí, eu não aconselharia combinação sumatras e neons. Tirando esse incidente, nunca houve outras mortes pelos sumatras e estes por sua vez fazem do meu aquário a Disneylândia rsrs. Logo hoje cedo fui dar ração para fundo à minha coridora e inacreditavelmente meu sumatra agarrou a ração INTEIRA e saiu com ela na boca como se fosse um prêmio. Vale a pena ter sumatras, pois são inteligentes e engraçados.

Contribuído por Sonny

Estas páginas contêm comentários suficientes para dar uma idéia básica no assunto. Comentários adicionais são muito bem vindos (pelo formulário de contato do site) desde que acrescentem algo novo e/ou avançado ainda não contido nos existentes.



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L