Peixes Ornamentais em Aquário

Puntius tetrazona
Barbo Sumatra, Sumatrano, Barbo Tigre

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Barbo Sumatra - Puntius tetrazona

Fotos & Comentários

Puntius_tetrazona_3.jpg (18kb)
Fotografia: Savio Castro
Comentário

Possuo um aquário de 80 L, e nele além de outras espécies (Bettas fêmeas, platis, molinésias...) encontram-se 7 barbos sumatranos, que são a festa do tanque. Gostaria de informar aos demais colegas aquariofilistas que este magnífico peixe só vive bem em um aquário se for em cardume, no mínimo de 4. Não é aconselhável colocá-los com outras espécies de peixes com menor porte físico e nem de nado lento, pois a extinção destas espécies é certa. Detalhe: Para quem quer criar os Barbos sumatranos, é necessário uma boa circulação, pois possuem pouca resistência em águas pobres em oxigênio.

Contribuído por Celso Clavilho
Comentário

Tive 6 Barbus Sumatra no meu aquário. Tinham cerca de 5 cm cada um. É um peixe muito divertido e o mais bonito dos Barbus na minha opinião. Quando comecei a criá-los ainda não sabia sobre seu temperamento quando ele está sozinho ou em um grupo muito pequeno. Comprei apenas dois no começo e eles fizeram um lindo Beta Macho meu parecer com um Beta fêmea de tanto que atacaram sua grande cauda.

Contribuído por José Mello
Comentário

Tenho 9 Sumatras Tigre e 4 Sumatras Albinos em meu aquário comunitário junto com paulistinhas, coridoras, espadas, rodóstomos, barbus ouro, cascudos e um labeo bicolor. Eles são bem sociáveis e até há pouco tempo nunca tive problemas com eles. Agora, ao chegar em casa coloquei 6 neons cuja mulher da loja GARANTIU que não teria problemas, mas ao soltá-los no aqua, foram engolidos inteiros pelos sumatras que já estão com em média 4 cm. Não recomendo nenhum peixe pequeno junto com os sumatras, mas vale tê-los porque são engraçados, divertidos e belos!

Contribuído por Fernando Marin
Comentário

O Barbos sumatra realmente adora perseguir os outros peixes. Em meu aquário tenho 5 exemplares, que perseguem meus Cruzeiros, principalmente o maior, de 10 cm. Eles fizeram até o Cruzeiro mudar de posição, ficando na área superior do aquário, pois o meio do aquário é deles. Mas justo pela sua intensa atividade, dão mais vida ao aquário.

Contribuído por Kleber Salviati
Comentário

Recentemente, comprei 5 exemplares desta linda espécie de barbo. São peixes muito lindos, mas adoram botar os outros peixes para correr. Isto aconteceu com o meu Kinguio de 10 cm. Ele era atormentado dia e noite pelos barbos, que arrancavam pontinhas do véu e até as escamas dele. Por esta razão tive que doá-los, deixando assim o meu aquário sem as sua cores maravilhosas, porém muito mais calmo.

Contribuído por André Campos
Comentário

O Barbo Sumatra é realmente um ótimo peixe. Entretanto, não o recomendo para quem cria peixes com nado lento, ou noturnos ou, ainda, peixes com grandes nadadeiras, como, por exemplo, acarás Bandeira ou Disco, Ituí Cavalo, Bettas e Japoneses. Isso porque são peixes agressivos e, embora estando em cardume fiquem mais calmos, ainda incomodam os outros. Este incômodo, a longo prazo, se transforma em stress e feridas, que acabam matando o animal. Já com peixes rápidos, como Paulistinhas, barbos Ouro, Mato-grosso, os Sumatra se entendem bem, e enfeitam o aquário com cores e formas. O Sumatra se destaca por sua capacidade de se adaptar rapidamente, sua resistência, e por ser um ótimo observador, notando à distância a aproximação de alguém.

Contribuído por Tiago Gebrim



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L