Peixes Ornamentais em Aquário

Puntius tetrazona
Barbo Sumatra, Sumatrano, Barbo Tigre

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Barbo Sumatra - Puntius tetrazona

Fotos & Comentários

tiger1.jpg 28kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Puntius tetrazona
Comp AquapHTemp
Origem: Sumatra, Bornéu
8 cm 80 L 6.5 27°C

Comentário

O Sumatra (ou Barbo Tigre) é um dos mais populares membros da família dos Barbos, especialmente por causa da sua aparência e temperamento. Eles são pequenos, muito ativos, brincalhões, e geralmente nem um pouco tímidos. Uma das características mais famosas dos Sumatras é a sua tendência de "beliscar" as barbatanas dos outros peixes. Peixes com barbatanas longas como Bandeiras e Bettas são vítimas prediletas. Minha experiência é que este comportamento pode ser evitado se você os mantiver em grupo (5 ou mais). Neste caso eles passam a maior parte do tempo correndo um atrás do outro, e deixam as outras espécies em paz. Um Sumatra solitário, por outro lado, parece se sentir frustrado e inseguro, e começa a beliscar as barbatanas dos outros peixes como algum tipo de instinto defensivo. Uma linda variante verde e também uma albina são frequentemente disponíveis em lojas.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Comprei certa vez dois barbos sumatranos (tigre), eram lindos, bem pequenos com listras pretas e nadadeiras vermelhas. Logo começou meu sofrimento, eles simplesmente conseguiram tirar toda a calma do aquário. Apesar de achá-los lindos, estava para trocá-los em uma loja por outros peixes. Foi quando resolvi trocar meu aquário por um maior e colocar mais quatro barbos, dois albinos (amarelos com nadadeiras vermelhas) e dois pandas. O resultado foi um sucesso. Eles formaram logo o cardume e deixaram os outros peixes em paz e são a alegria do aquário, pois se movimentam o tempo todo.

Contribuído por Leandro Souza
Comentário

Peixinho simpático, muito brincalhão, sem qualquer medo, é capaz (se estiver bem habituado) de comer na mão do dono. Sempre que ponho a mão no aquário dentro da água, todos eles se aproximam e nadam uns atrás dos outros por entre os meus dedos. Devem ser mantidos em grupos de pelo menos 5 indivíduos pois só dessa maneira eles nadam atrás uns dos outros e não atrás dos outros. Aconselho a ter um grupo de peixes destes no aquário, pois são (pelo menos no meu) a alegria do aquário, embora o seu tratamento requeira certos cuidados...pois são muito frágeis ao Ictio e a mudanças de pH.

Contribuído por Josue Rodrigues
Comentário

Tenho 4 barbos no meu aquário já há algum tempo e gosto muito de os ter lá. São bonitos têm um comportamento muito interessante. Adoram a brincadeira e adoram beliscar as caudas dos outros peixes. Em relação à sua reprodução, é fácil e devo vos dizer que é muito interessante.

Contribuído por Orlando Pereira
Comentário

Comprei 5 barbos para enfeitar o meu aquário. Como achei-os muito bonitos, acabei não conversando com o vendedor sobre o peixe. Levei-os para casa, coloquei-os no aquário. Demoraram uns 15 minutos para se aclimatar. Fui para a cozinha, quando voltei, meus três Bandeiras Véus, de quase 10 cm cada um, estavam se escondendo atrás das plantas. Estavam apanhando dos pequenos sumatras. Conclusão, os ferozes peixes ganharam um aquário próprio em meu escritório.

Contribuído por Raul Buchi
Comentário

Tenho 4 exemplares deste peixe em meu aquário comunitário. Quero alertar a quem quiser comprar neons para criar junto dos barbos, pois tive uma experiência assim: voltei da loja com 5 neons e os coloquei em meu aquário. No mesmo instante os barbos atacaram um dos neons, comendo sua cauda. Eu os retirei do aquário e os coloquei em um menor com peixes mais pacíficos. Tenho 4 barbos sumatras (tinha 5, só que 1 morreu), 2 barbos verdes, 5 espadas, 1 plati, 1 dojo, 1 corydora, 2 colisas azuis, 1 acará-bandeira. Quero dizer que os barbos são peixes muito alegres, devem ser mantidos em cardumes de no minimo 5, mas apesar disso, não é aconselhável mantê-los em aquários com peixes menores com o neon.

Contribuído por Tiago Dias



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L