Peixes Ornamentais em Aquário

Herichthys cyanoguttatus (Cichlasoma cyanoguttatum)
Ciclídeo Texas, Ciclídeo Rio Grande

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ciclídeo Texas - Herichthys cyanoguttatus

Fotos & Comentários

Herichthys_cyanoguttatus_4.jpg (33kb)
Fotografia: Ryan Randall

Nome: Herichthys cyanoguttatus
Comp AquapHTemp
Origem: Texas (EUA), México
30 cm 500 L 7.0 23°C

Comentário

Eu atualmente tenho um exemplar com 15 cm vivendo com um oscar e um zebrinha. Já tive outros 3 exemplares dessa espécies antes, todos eles se mostraram muito tímidos no inicio, ou seja, eles não subiam na superfície do aquário para se alimentarem, mas com o tempo eles se adaptam a essa rotina. Uma observação: ele é um peixe territorialista, sendo assim, ele se torna um peixe agressivo!

Contribuído por Marcelo
Comentário

Tenho uma história triste para contar. Tenho um aquário de ciclídeos, nele um auratus macho de mais ou menos 8 cm. Feliz e contente adquiri um Texas, um dos ciclídeos mais belos que já vi. Trouxe para casa a pequena jóia de mais ou menos 12 cm, robusto, ativo. Logo ao colocá-lo no aquário comportou-se como dominante, alimentou-se e não havia qualquer indício que algo de errado aconteceria. Fui obrigado a sair em virtude de um compromisso, voltei 45 minutos depois e lá estava o Texas, praticamente sem nenhuma escama e o auratus em volta, mordendo, estocando como um demônio enfurecido. Coloquei o texas em um aquário hospital porém algumas horas mais tarde estava morto. Sei que vão dizer que colocar um ciclídeo africano e um americano em um mesmo aquário dá nisso, no entanto foi difícil resistir à beleza deste peixa. Se tiver oportunidade novamente terei um destes peixes, espero que nesta oportunidade a história seja mais feliz.

Contribuído por Agnaldo
Comentário

Há algum tempo, mantive um exemplar desta espécie com três oscars. É bastante agressivo, mas menos que a maioria dos ciclídeos da América Central. Se mantido num aquário bem grande, convive bem com outros grandes ciclídeos. Aprecia vários tipos de alimento, desde rações variadas, pedaços de coração de boi e plantas. Aqui há um pequeno problema: é o tipo de peixe que acaba com todas as plantas do aquário. Sem dúvida, uma espécie muito interessante e bonita, mas infelizmente ainda pouco comum no Brasil.

Contribuído por Daniel Gomes
Comentário

Tenho um exemplar, que adquiri há uns cinco meses, deixei-o junto com um synspilus e um papagaio. Quando ele estava pequeno, vivia muito bem com os outros, porém como ele desenvolveu muito rápido, começou a brigar com o synspilus. Aí coloquei-o em outro aquário, e ali o bicho está pegando pro lado dele, pois tenho outros ciclídeos como: socolofi, yellow, maingano, jóia, trewavasae, e um chipokee que está descendo o couro no Texas. Agora ele está na dele, porém perdeu todo aquele brilho azulado metálico, está praticamente todo preto e aí eu estou com um problema, pois só tenho dois aquarios; mas como sabem, se você tira um ciclídeo dominante, outros irão dominar. É uma situação pela qual quem gosta de ciclídeos africanos sempre acaba passando.

Contribuído por Abdul El Hakim
Comentário

Tenho dois exemplares desta espécie, ambos com 10 cm. Comprei sem saber que era um casal. Eles vivem em um aquário comunitário com um Oscar de 25 cm, dois Jaguares de 15 cm, dois Green Terror de 10 cm e dois pangassius de 25 cm. Há pouco tempo eu percebi que eles espantaram o jaguar da toca maior, e começaram a retirar as pedras, até que chegasse ao filtro biológico. No entanto todos os peixes que chegavam perto da toca eles espantavam com voracidade, ai eu percebi que tinha pequenos ovos na pedra dentro da toca e que eles só estavam protegendo os seus futuros filhotes.

Contribuído por Vinicius Soares

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L