Peixes Ornamentais em Aquário

Tanichthys albonubes
Tanictis

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tanictis - Tanichthys albonubes

Fotos & Comentários

Tanichthys_albonubes_7.jpg (24kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Tanichthys albonubes
Comp AquapHTemp
Origem: China
4 cm 40 L 7.2 18°C

Comentário

Hábitos: São peixes ótimos, pacíficos. Tem a desvantagem de ser sensível ao calor, não estando bem em águas mornas, mas tirando isso são peixes bastante resistentes e são também bom de boca. Reprodução: se reproduzem facilmente, tendo o mesmo cuidado com os Paulistinhas (Brachydanio rerio). A diferença entre sexos é difícil mas o porte da fêmea é bem mais pesado e deselegante que o macho.

Contribuído por Thomas Azevedo
Comentário

Tenho os Tanictis há uns quatro meses e fiquei supreso ao saber que a sua temperatura ideal é de 18 graus, já que a temperatura no meu aquário está em torno de 25 graus. Mas apesar disso eles vivem muito bem, nadam ativamente e na maioria do tempo na superfície. E convive bem com os demais peixes, como os Rodóstomos, Tetra (Neon) Cardinal, Acará Bandeira e um Papagaio Azul. Considero um bom peixe, sem frescura para alimento e eu aconselho para quem quiser criar.

Contribuído por Zenon Kimoto
Comentário

Um tanictis adulto tem entre 4 e 4,5 cm. Os tanictiss não têm problemas com comida, passam parte do tempo disputando hierarquia que não machucam ninguém. Podem estar em meio às plantas ou rentes à superfície, mas o que mais gostam é de nadar contra a correnteza do filtro externo. É um peixe que além do lindo colorido, agüenta temperaturas mais baixas e mais altas, suportando bem 26-27°C. Macho e fêmea dançam encostando a parte posterior do corpo e nadando para trás. Assim, ela libera os ovos e o macho fertiliza.

Contribuído por Carlos Eric
Comentário

São peixes estremamente resistentes. O melhor desta espécie é que nadam em cardumes e às vezes se "misturam" com cardumes de outras espécies, como paulistinhas. É um erro colocar neons com ele, pois neons são peixes tropicais de água ácida e Tanictis são de água alcalina a neutra e fria. São muito rapidos e também têm muitos detalhes.

Contribuído por Sissi
Comentário

O tanictis traz muita satisfação àqueles que se dedicam a criá-lo, sendo um dos favoritos dos aquaristas. Não requer altas temperaturas, come de tudo e é ótimo para aquários comunitários. Geralmente nadam em cardume. Atrai a atenção de qualquer um, tanto por seu nado de movimentos rápidos como pelo lindo colorido. Possui no corpo uma linha prateada que corre em sentido longitudinal, da cabeça até a cauda, e sobre ela a uma faixa em tom azulado. Através dessa faixa podemos saber se o peixe é jovem ou não, pois quanto mais brilhante ela for, mais "novinho" é o peixe. Eu tinha um cardume pequeno, mas a maioria morreu e só sobraram dois. Nos primeiros dias ficaram meio assustados, mas depois se juntaram a um cardume de Tetras Cardinais e ficaram super bem!

Contribuído por Giovanna Greca
Comentário

Possuo meus tanictis em um aquário pequeno mas bem plantado, onde a temperatura não ultrapassa os 20°C. São rápidos, espertos, e muito dóceis. Comem qualquer tipo de ração e são fáceis de mantê-los. Realmente um peixinho muito interessante de se criar sem precisar usar aquecedor em seu aquário.

Contribuído por Edu



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L