Peixes Ornamentais em Aquário

Xiphophorus hellerii
Espada

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Espada - Xiphophorus hellerii

Fotos & Comentários

We need another photo for this species!
 Send Your Photo 
(not from the net!) Comentário

Apesar da literatura especializada indicar como região de origem a América Central (México e Honduras), coletei num riacho aqui do interior paulista alguns exemplares selvagens; são verdes com faixas longitudinais avermelhadas, e a cauda em forma de espada (macho) recebe um contorno preto; realmente são belos peixes e com uma vivacidade ímpar. Eles estão num aquário de 70 litros, e convivem apenas com corydoras bronze também coletadas nesse mesmo riacho. Apesar da total adaptação, a reprodução se mostra bem mais complexa, pois só depois de aproximadamente 1 ano, estão dando sinais de fertilização.

Contribuído por José Roberto
Comentário

Sou um aquariofilista amador e criador de espadas. Acho esta espécie fenomenal. Ainda ontem introduzi uma fÊmea no aquário e tive cerca de 60 peixes. É muito fácil concluirmos se as fÊmeas espadas estão prenhas: 1-5 dias antes do nascimento podemos verificar os olhos das pequenas crias no fino ventre da mãe. Outra característica interessante de todo o processo de criação de espadas é o facto da fêmea não necessitar de copular mais do que uma vez. Com um só acasalamento pode criar 4 ninhadas, como, aliás, aconteceu comigo.

Contribuído por Chico
Comentário

O espada é um peixinho extremamente resistente. Meu filho ganhou um na escola numa época em que eu estava muito atribulada com trabalho e não tinha nem conhecimento nem tempo para comprar um aquário e o material necessário para que ele tivesse uma vida decente. Viveu por duas semanas num pote de uns 2 litros improvisado, com poucas ciclagens de água (eu, leiga, colocando água da torneira sem nenhum tratamento anticloro) até que eu comprasse um aquário e o equipamento necessário. Aí sim, viveu alegremente, se integrando com uns molinésias que adquiri, começando a demonstrar até o apetite e irrequietude destes. Morreu como um espada, pulando por uma fresta do aquário.

Contribuído por Marilia Malheiro

Estas páginas contêm comentários suficientes para dar uma idéia básica no assunto. Comentários adicionais são muito bem vindos (pelo formulário de contato do site) desde que acrescentem algo novo e/ou avançado ainda não contido nos existentes.



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L