Peixes Ornamentais em Aquário

Xiphophorus hellerii
Espada

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Espada - Xiphophorus hellerii

Fotos & Comentários

Xiphophorus_hellerii_2.jpg (18kb)
Casal de Espadas Koi
Fotografia: Nic Los Banos
Comentário

Sempre que comprar um espada, tampe completamente o aquário pelo menos na primeira noite! Eles são grandes saltadores.

Contribuído por Silas Sampaio
Comentário

Gosto do espada, apesar de ter tido uma experiência ruim com eles. Comprei um casal, tudo corria bem nos primeiros dias. Depois de uma semana, a fêmea pulou do aquário, e a encontrei seca no chão. Depois disso o macho começou a beliscar a cauda do meu Cauda de Véu, e ficou assim por um tempo. Mesmo tendo fechado o aquário o máximo que consegui ele também pulou.

Contribuído por Harly Ribeiro
Comentário

Espadas costumam ser o primeiro peixe de um aquariofilista, e assim foi comigo. Ganhei um exemplar na feira de filhotes de animais de estimação. No dia seguinte estava procurando uma companheira para ele, a seguir um aquário maior, depois um maior ainda, e hoje estou com um aquário comunitário superpovoado de 100 litros. E eles continuam habitando esta comunidade com seu vermelho vivo embelezando o aquário, disputando território, comida, e correndo alegremente pelas plantas. Sem dúvida um peixe que não podemos deixar de ter em um aquário, mesmo para os criadores mais exigentes.

Contribuído por Nelson Andrade
Comentário

Eu tenho uma Espada fêmea que demonstrou ser extremamente resistente, já está comigo há uns 2 anos, e ao contrário do que normalmente vemos este peixinho deve estar aproximadamente com uns 10 cm. Hoje ela está em um aqua comunitário junto com 3 Tricogasters, 2 Bandeiras e 3 Kinguios. Pretendo adquirir um companheiro para ela, mas nunca consigo achar com um tamanho pelo menos aproximado do dela.

Contribuído por Thiago Gomes
Comentário

Eu tinha vários espadas, machos e fêmeas. Tive 3 crias, mas todos os filhotes morreram: devorados por kinguios, acidentalmente, fugindo da criadeira ou por doenças. Mas o mais interessante é que houve uma epidemia muito grande em meu aquário que devastou muitas espécies. Todos os espadas morreram, exceto uma fêmea. A fêmea deu cria 1 mês depois, e agora, aparenta estar para dar cria de novo.

Contribuído por Cesar
Comentário

Atinge 5 a 7 cm de comprimento (sem contar a cauda). Os machos são particularmente vivos e temperamentais. É frequente assistirmos a cenas em que um macho tenta impor-se aos outros. Deve-se ter mais fêmeas do que machos. São bons exterminadores de algas. Os Caudas-de-espada são muito activos, vorazes e amantes da pouca profundidade e por vezes incomodam os companheiros no aquário comunitário. São muito resistentes e fáceis de reproduzir.

Contribuído por Juliana



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L