Peixes Ornamentais em Aquário

Xiphophorus hellerii
Espada

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Espada - Xiphophorus hellerii

Fotos & Comentários

Xiphophorus_hellerii_4.jpg (21kb)
Espada Véu Macho
Fotografia: Tony Hamer

Nome: Xiphophorus hellerii
Origem: América Central

Comp Aqua pH Temp
13 cm 60 L 7.3 25°C

Comentário

Os Espadas são primos do Platy, preferencialmente de alimentação vegetal, também de cores alaranjadas, embora esta espécie seja originalmente esverdeada. Natural do México, esta espécie distingue-se pela bonita espada na cauda e tem tendência para água salobra, pelo que é aconselhável acrescentar umas pedras de sal ao aquário. Este procedimento afecta outras espécies, por isso só deve ser levado em conta, se colocado num aquário de biotipo. O macho atinge 10 cm e a fêmea 11. A sua reprodução é fácil, embora vivíparo, nem sempre se mostram disponiveis para nos mostrar os seus rituais de acasalamento. Os Espadas vivem, como é próprio da família, na parte superior do aquário. No comércio existem várias sub-espécies obtidas por selecção, existindo em grande maioria as de cores laranjas, no entanto, pode-se encontrar vermelhas, amarelas e mesmo negras. Extramamente sociável, prefere convivência com Guppys, Mollys e Platys.

Contribuído por Sérgio Costa
Comentário

Os espadas são ótimos saltadores! Várias vezes (infelizmente) encontrei um de manhã seco no chão da sala, mesmo tendo tampa no aquário!

Contribuído por Odinir Klein Jr.
Comentário

Saltam como tudo! Durante vários dias tive que ter o cuidado de tapar totalmente o aquário! Agora acho que ela já gosta da sua nova casa, e dona! A minha espada é mesmo muito irriquieta! E anda sempre a ser chateada por um guppy que a adora! Passa a vida a fugir dele! Tenho que arranjar um espada para pôr ordem nos meus bichos! :)

Contribuído por Patrícia Almeida
Comentário

Sei não..... quem disse que espada gosta de guppy? Primeiro ele molestou um peixe-gato, mas foi vencido no cansaço, o gato se escondeu. Agora colocamos um guppy lindo e ele partiu a cauda dele em três!! Colocamos o pobre guppy num tanque de isolamento até as coisas se acalmarem...

Contribuído por Alessandra Daudt
Comentário

Tive uma experiencia curiosa com guppies, parecida com a da Patrícia: povoei inicialmente meu aquário com 4 espadas (sendo 3 fêmeas) e um casal de guppies. Infelizmente a fêmea guppy morreu poucos dias depois, mas, para minha surpresa, o guppy macho começou a cortejar as fêmeas espada mostrando a sua cauda, tremendo todo e depois tentando copular. O mais curioso é que agora o aquário tem 6 guppies adultos (3 machos e 3 fêmeas), e ele continua mostrando interesse apenas pelas fêmeas espada! O espada macho não se importa muito, ele só briga mesmo com um platy macho (sendo este reconhecido de fato como um rival!). Outra coisa interessante que tenho percebido com os Espadas é um nítido comportamento territorialista das fêmeas. Uma delas não permite que as outras permaneçam por muito tempo em uma região do aquário preferida por ela: fica indignada quando aparece outra fuçando o fundo do aquário procurando por comida e costuma persegui-la por algum tempo (talvez isto explique os reiterados casos de Espadas que parecem "gostar" de pular fora do aquario?).

Contribuído por Alexandre Borges Netto
Comentário

Tenho um espada macho e duas fêmeas (quero adquirir mais). Uma delas sumiu misteriosamente. O aquário estava tampado, com somente uma frestinha por onde é pendurado o compressor. Gosto muito de observar o espada cortejando (eu acho...) a fêmea. Fica correndo atrás dela e depois nada na sua direção para trás, bem rápido. Um dia ele começou a perseguí-las em volta de uma cabomba, e era tão rápido que eu mal consegui observar. Eles vivem com platys, mollies e um bandeira.

Contribuído por Ricardo Araújo



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L