Peixes Ornamentais em Aquário

Corydoras sterbai
Coridora Sterbai

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Coridora Sterbai - Corydoras sterbai

Fotos & Comentários

sterbai2.jpg (13kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Corydoras sterbai
Origem: América do Sul

Comp Aqua pH Temp
5 cm 50 L 7.2 25°C

Comentário

Ela possui o mesmo tipo de comportamento que as demais Coridoras. Vive juntamente com outras da sua espécie, tem uma forma toda elegante de percorrer o aquário, não é um peixe tímido, sua nadadeiras são de cor alaranjada clara, é um peixe maravilhoso! Esta Coridora eu não possuo mas a vi no aquário que há no Guarujá, pra quem quiser saber, ela fica no aquário juntamente com Discos, Cruzeiros e muitos outros. Sei dessas características pois fiquei um tempo analisando seu comportamento.

Contribuído por Mansano
Comentário

Difícil de ser encontrada nas lojas Brasileiras, a Coridora Sterbai é uma das mais bonitas e valorizadas entre as cerca de 100 espécies de Coridoras, custando 5 a 10 vezes mais que as espécies mais comuns. As suas barbatanas alaranjadas e barriga branca são um charme sem igual, e elas parecem até que sabem disso e desfilam alegremente pelo aquário todo à procura de comida. Eu tenho um casal (pura sorte, é quase impossível distinguir o sexo dessa espécie pela aparência) com cerca de 2 anos de idade que vive no meu comunitário de 200 L, e tenho uma estória interessante para contar: primeiramente, elas provaram a sua resistência ao sobreviver a um infeliz acidente que matou praticamente todos os peixes desse aquário da noite para o dia (eram peixes com 3-4 anos de idade!). Após o acidente sobraram apenas estas duas Coridoras e alguns Espadas Lyra. As Coridoras, vendo que estavam praticamente sozinhas no aquário, e depois de eu fazer várias trocas parciais de água, começaram um ritual de acasalamento e foi aí que percebi que eram um casal. A fêmea começou a nadar agitadamente por todo o aquário, principalmente ao longo do vidro, e o macho a seguia o tempo todo. Segundo eu li mais tarde, esse início de ritual serve para que a fêmea escolha vários locais para depositar os ovos. E foi isso mesmo que aconteceu...alguns dias depois o aquário amanheceu com dezenas de ovos brancos com cerca de 1 mm, espalhados em grupos por todo o vidro do aquário. Eu fiquei encantado e ao mesmo tempo chateado por não ter nenhum aquário para separar os ovos e tentar eclodí-los. Ao longo dos próximos 2 dias eles foram sumindo (supostamente comidos) e no fim acabei esquecendo o assunto.
Pois bem, esse aquário é densamente plantado e eu estou sempre podando mudas dele e colocando elas deitadas em uma cuba de vidro com uns 50 L no meu terraço, onde elas ficam até que eu mande para amigos ou venda. Hoje, cerca de um mês depois das Sterbai terem colocado aqueles ovos, eu estava limpando essa cuba de vidro quando de repente passou pela minha mão alguma coisa nadando rápido. Quando olhei com mais atenção, vi que havia lá dentro dois filhotes de Coridora Sterbai! A única explicação para isso é que alguns ovos tenham pego carona numa poda de planta, e esses dois pequenos heróis conseguiram eclodir e se desenvolver por mais de um mês em uma cuba de vidro sem filtragem, aquecimento ou ração, deixada ao relento! Devem ter sobrevivido só à base de microorganismos e filhotes de caramujos (isso tem bastante). Nem preciso dizer que esses dois já viraram meus xodós e estou agora pensando no melhor destino a dar para eles. Ainda estão com apenas meio cm de tamanho e tenho medo de colocá-los num dos meus aquários populados pois poderiam ser comidos. Talvez eu os crie alí mesmo junto com as plantas até acabar o verão, e depois mude eles de casa. Detalhe, nessa mesma busca na cuba de plantas, eu também acabei encontrando 3 minúsculos filhotes de Matogrosso! Eu tenho um outro aquário plantado de 30 L com 7 Matogrossos, e a estória desses 3 heroizinhos deve ser bem parecida com a das Coridoras...

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Simplesmente a melhor coridora! Tenho 2 em meu aquário e elas dão um toque especial para os aquários plantados. São muito elegantes e exóticas por possuirem nadadeiras tão diferentes. Ela é obra de arte da natureza, com uma simetria e contornos perfeitos.

Contribuído por Rodolfo Salvato
Comentário

Realmente esses peixinhos são demais. Tenho um aqua de 72 litros há 3 anos. Fazem 4 meses que desmontei tudo e fiz um plantado e não sabia qual peixe colocar nele. Depois de pesquisar muito conheci esses corydoras e me encantei com eles, bricalhões, amigáveis e não destroem suas plantas. Hoje tenho em meu aqua 5 corydoras albina e 3 corydoras sterbai. Com a iluminação ligada (ROSA), realça mais ainda as cores dos peixes, deixando o aquário com uma beleza sem igual. Sem falar que é verdade o que todos falam, parece que eles olham pra você quando chegamos perto do aquário. É diferente de tudo que já vi, valeu a pena esperar por eles.

Contribuído por Marcelo Anholeto

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L