Peixes Ornamentais em Aquário

Pseudotropheus socolofi
Ciclídeo Powder Blue

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ciclídeo Powder Blue - Pseudotropheus socolofi

Fotos & Comentários

Pseudotropheus_socolofi_4.jpg (24kb)
Fotografia: Lucas Bois
Comentário

É um ciclídeo muito bonito. Tenho um macho dessa espécie. Possui algumas características peculiares, como cavar o cascalho de baixo de pedras maiores para fazer como toca e quando sai da toca é para dar um coridão em uma fêmea Lombardoi que só apanha. Este socolofi é o rei do aquário.

Contribuído por Yuri Freitas
Comentário

Peixe interessante, de comportamento muito peculiar. O que mais chama atenção, depois de sua beleza, é a constante qualidade de construtor do macho. Tenho um com 10 cm que recentemente fez uma cratera sob uma gruta, com uns cinco ou seis centímetros de profundidade, movimentando uma quantidade de cascalho assustadoramente incompatível com seu tamanho. É um peixe muito inteligente, razoavelmente agitado, e o senhor de um aquário de 500 litros, entre joias, green terrors, kribensis, saulosis e auratus. Mantenho no aquário também quatro molinésias e dois pequenos ramirezis, que nunca foram molestados por ele. O mais importante para que conviva mais ou menos pacificamente com outros peixes, é que seja colocado por último no aquário. E sempre com uma ou duas fêmeas. E seus pegas geralmente são voltados a outros ciclídeos.

Contribuído por Victor César
Comentário

Com certeza este é um dos mais belos peixes de água doce existente, mas não aconselho coloca-lo em aquários com menos de 100 L. É um peixe muito agressivo, principalmente com os da sua própia espécie. Quando perseguido ou estressado, muda de cor, ficando com uma tonalidade azul escuro, próximo ao azul marinho.

Contribuído por Gilles Batista Vieira
Comentário

Eu tenho esse peixe também e acho ele realmente muito inteligente. Meu aquário tem o fundo de areia (de praia mesmo, peguei da praia do recreio por ser uma das mais limpas do Rio e menos visitadas) e esse peixe é o único que pega a areia com a boca e vai cavando buracos no fundo debaixo das pedras, fazendo seu esconderijo personalizado! Ele é um peixe bem agressivo e territorialista. De vez em quando dá umas corridas nos outros peixes do aquário (tenho um pombo, um crabro, e outros 2 que esqueci o nome) mas no geral se dão super bem.

Contribuído por Gabriel Bastos
Comentário

Um belo exemplar. Tenta dominar todo o aquário e todos os seus recantos. Quando o mudei do meu meu aquário de 80 L, onde foi para precaver se não me tinha chegado com nenhuma doença, para o de 300 L, passei horas a observar o seu comportamento. Estava feliz da vida, tinha muito mais espaço e esconderijos para explorar, e o melhor, outros ciclídeos para poder atazanar. Andava em círculo atrás de um outro, ficou de tal maneira tonto que quando parou parecia que estrebuchava. Na alimentação não é esquisito e tolera bem vários tipos de água. Há que ter é muito cuidado com as outras espécies que convive; para além de um aquário grande e com muitos esconderijos, deve também coabitar com vários outros peixes, pois assim não serão sempre os mesmos os sacrificados.

Contribuído por Joana Amaral

Estas páginas contêm comentários suficientes para dar uma idéia básica no assunto. Comentários adicionais são muito bem vindos (pelo formulário de contato do site) desde que acrescentem algo novo e/ou avançado ainda não contido nos existentes.



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L