Peixes Ornamentais em Aquário

Pseudotropheus socolofi
Ciclídeo Powder Blue

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ciclídeo Powder Blue - Pseudotropheus socolofi

Fotos & Comentários

socolofi1.jpg (21kb)
Fotografia: Alexandra Ellwood
Comentário

Meu Socolofi é extremamente territorial e corre atrás dos meus dois Óscars Tigre bem maiores que ele, dos Jack Dempseys, e de outros maiores, só respeitando um Acará Zebra e um Tricogaster Amarelo de mais de 2 anos e meio grande. Muito bom peixe, não muito destrutivo apesar de feroz.

Contribuído por Paulo Martins
Comentário

Eu possuo um casal em um aquário de 140 litros. Eles são muito tímidos, e ficam o dia inteiro escondidos em suas tocas. O macho é bem mais agressivo que a fêmea, batendo nela de vez em quando. Já deram cria umas duas vezes e eu acho que estão para dar de novo, não tenho certeza e nem controle porque não conheço muito bem os hábitos sexuais da espécie. A única coisa que sei é que a fêmea fica com os ovos na boca.

Contribuído por Ademir Ribeiro
Comentário

Sou aquarista novato e muito apaixonado pelos ciclídeos africanos. Comecei tímido e já tenho um aquário de 126 litros recém adquirido. No início comprei um socolofi vendido como se fosse lombardoi. Mesmo assim, enganado, não pude deixar de me apaixonar por ele - ou ela. Não sei o sexo, mas chamo de Azzura. Tem cerca de 7 cm e brinca muito pelo aquário. Come bem e volta e meia está com uma pedrinha na boca, para poder aumentar sua passagem pelas tocas. Ás vezes fica nadando quase de cabeça pra baixo rente ao vidro. Come bem, adora artêmia e também espinafre.

Contribuído por Adriano Fernandes
Comentário

Os Socolofis são ciclídeos muito agressivos. Tive que tirar um, com mais de 15 cm, de meu aquário, porque ele não dava trégüa aos outros ciclídeos. Juntamente com o Auratus, formam uma "dupla da pesada". O dimorfismo sexual só é observado na barbatana anal: o macho possui grandes círculos brancos desenhados (2 ou 3) naquela barbatana, enquanto que as fêmeas têm em maior quantidade e menores no tamanho. São belos peixes. Comem de tudo, mas uma ração com alto índice de proteínas propicia uma coloração mais acentuada. Alimento-os com Sera Granu Meat ou Alcon Cichlids.

Contribuído por Pablo Ricardo
Comentário

São peixes bastante resistentes e agressivos. Como muitos ciclídeos, crescem rápido e aconselho para os "principiantes" em ciclídeos africanos. Quando atingem a maturidade sexual reproduzem com facilidade, em média crias de 20 a 37 filhotes. A fêmea fica até uns 15 a 20 dias quase sem se alimentar, apenas incubando os filhotes na cavidade oral, liberando-os ocasionalmente para alimentarem-se. Quando estão na época de acasalamento seu azul se intensifica, e o deixa ainda mais bonito. A diferenciação entre macho e fêmea é dificil, ocasionalmente noto que os "dummie eggs" na barbatana caudal são em menor quantidade e mais expressivos nos macho do que nas fêmeas, que podem ter vários pontinhos amarelos porém de menor tamanho.

Contribuído por Emílio Jaime
Comentário

Todos que possuem ciclídeos africanos sabem que são extremamente agressivos. Dependendo dos exemplares, estes podem ser mais ou menos agressivos que os outros peixes do aquário. Geralmente quando um ciclideo africano fica por muito tempo sozinho no aquário e depois se introduz um novo peixe, dificilmente o "Dono" irá aceitá-lo no seu território sem pelo menos uma briguinha. Já tentei sem sucesso muitas vezes colocar novos peixes junto com meu socolofi, mas foi impossível, ele não aceitava de jeito nenhum, então tive que apelar e colocar ao mesmo tempo vários novos ciclídeos no aquário, pra não dar muitas opções pra ele. Esse peixe é muito inteligente, não é dificil chegar a essa conclusão, pois quando vi ele fazer um buraco pra passar por debaixo de um vidro que o separava de outro ciclideo, somente pra ir "brigar" com o outro peixe que estava do outro lado, pude ver que ele tinha um comportamento um pouco diferente de outros peixes. Primeiro, pra saber o que o peixe é, devemos conviver com ele por bastante tempo, só assim saberemos o que eles são de verdade.

Contribuído por Junior



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L