Peixes Ornamentais em Aquário

Channa spp.
Cabeça de Cobra

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Cabeças de Cobra - Channa spp.

Fotos & Comentários

snakehead1.jpg (20kb)
Fotografia: Sng Jun Song

Nome: Channa spp.
Comp AquapHTemp
Origem: Leste da Ásia
80 cm 800 L ? 18°C

Comentário

Sou biólogo e gostaria de alertá-los que o tal cabeça de cobra é um peixe muito agressivo e que não deve em hípótese alguma ser libertado na natureza ou colocado em tanques externos, pois apresenta sério risco ambiental às espécies nativas.

Nos EUA é completamente proibida a venda e a criação em aquário, com pesadas multas. Mesmo assim, eles estão virando praga por lá. Também na Austrália já está ocorrendo a invasão dos mesmos. O cabeça de cobra consegue respirar ar atmosférico e tem o costume de pular fora dos tanques e pode ficar dias fora da água, procurando por um corpo de água maior. Também é muito prolífero e não apresenta inimigos naturais no Brasil. Saliento, não os soltem na natureza e, por favor, não incentivem o seu uso em aquariofilia.

Contribuído por Adalberto Arno Ohlweiler
Comentário

Peixe muito interessante, atinge um tamanho inacreditável. Não tente pôr ele com peixes menores que sua boca, pois viram comida na certa. O meu adora ficar escondido nas caverninhas. Um peixe muito legal mas muiiiito agressivo...um Snakehead de 30 cm pode partir ao meio vários peixes bem maiores que ele. É um peixe que come muito, mas muito mesmo. Não recomendo nem uma companhia para ele.

Contribuído por Gabriel da Mata
Comentário

O meu Snakehead tem o péssimo hábito de pular fora do aquário. Ainda bem que nas 3 vezes que aconteceu tinha alguém por perto para socorrer. Agora coloquei uma tampa no aquário. Ele é bem arredio, fica escondido e não sai para caçar, ele espera que o peixinho chegue perto, aí ele dá um bote violento e super rápido. Gosto muito dos peixes predadores e para quem gosta esse é um belo peixe, de crescimento rápido e muito agressivo.

Contribuído por Jeronimo Matias Gomes
Comentário

Tenho uma espécie destas há 6 meses, ela veio com 10 cm. Como eu não tinha outro aquário, eu resolvi colocar esse belo peixe no meu aquário comunitário que contém várias espécies. No começo ela não queria saber muito dos peixes, eu pensei que poderia deixá-la como ele, mais ela não queria comer nada que eu colocava no aquário. Isso foi só no começo, pois logo que se adaptou ao aquário começou a atacar os peixes à noite quando desliguei as luzes para eu dormir. Como ela fica no meu quarto eu escutei um barulho bem forte de água vindo do aquário. Quando liguei a luz do quarto e olhei pro aquário, meu cruzeiro do sul estava muito assustado. Resolvi desligar a luz e ficar observando o aquário. Meu cruzeiro ficava sempre na frente do aquário e vi quando a channa se aproximava dele, mas pensei que ela só estava nadando normalmente. De repente ela deu um bote rápido e muito forte, era o mesmo barulho de água que escutei antes e esse foi o fim do meu cruzeiro do sul. Logo de manhã eu comprei outro aquário só pra ela. Montei do jeito que ela se sinta a vontade, só alimento ela de peixes e é muito legal observar ela caçando. É uma espécie muito interessante, mas muito agressiva. Não tente colocar ela com outros peixes. Eu pessoalmente gosto mais do aquário da channa do que do meu outro aquário. Ela agora tem 17 cm.

Comentário

Tenho um channa, o "Bruce". Quando eu vi ele na loja achei ele interessante, mas não sabia que peixe era aquele. Depois o rapaz que trabalha na loja me contou que ele é o cabeça de cobra, daí ele falou - Quer saber porque ele se chama cabeça de cobra? Ele soltou um kinguio pequeno dentro do aquário...só deu tempo de ver a água se mexendo e o Bruce engolindo o kinguio. Não deu outra, eu comprei o Bruce na hora. Eu alimento ele com lambari, ele come um ou dois por dia. É um peixe que ataca muito rápido. Meu irmão fala que ele se teletransporta de tão rápido que ele atravessa o aquário, e olha que o aquário tem 400 litros.

Contribuído por Andre Golf
Comentário

Comprei o Frederico, meu snakehead, há 2 meses. Chegou em casa com uns 10 cm e cresceu bastante desde então. Alimento-o somente com peixes vivos, lambaris, platis, espadas e guppys. Procuro manter o pH neutro (7) e a temperatura entre 25°C e 28°C, situação na qual ele parece bem confortável. O danado é muito esperto e já come na minha mão. Detalhe engraçado, meu aqua fica ao lado da cama e, na primeira noite dele em casa, escutei um ploft. Quando acendi a luz, dei de cara com o folgado esparramado no meu travesseiro. Ainda bem que não havia dormido ainda, senão...

Contribuído por Hermann Mathow Jr.

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L