Peixes Ornamentais em Aquário

Haplochromis/Protomelas similis
Gorgeous Hap

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Gorgeous Hap - Protomelas similis

Fotos & Comentários

similis1.jpg (23kb)
Fotografia: Owen Thistle

Nome: Protomelas similis
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Malawi (África)
15 cm 150 L 8.2 28°C

Comentário

O gênero Protomelas é bem vasto e suas espécies podem, facilmente, confundir o aquarista iniciante. Este P. similis é bastante parecido com o P. taeniolatus e o Haplocromis fenestratus. De colorido intenso, o macho, ao fazer a corte, mais parece um arco-íris de cores. Mantive dois casais bem definidos em um aqua de 500 L, mas a reprodução sempre foi difícil, e não tive sucesso no período de vida. O macho P. similis, com a maturidade sexual, adquire um colorido de inebriar qualquer fêmea. Já esta, mantém a cor de juvenil, um cinza sem graça. São ciclídeos mais dóceis que os Pseudotropheus e Melanochromis, e de certo modo, mais sociáveis, podendo viver em cardumes de 6 ou mais indivíduos. Crescem até pouco mais de 10 cm, e demonstram fragilidade com o pH e as trocas parciais de água. São de difícil manutenção, uma vez que demoram a se adaptar às rações que temos no mercado, preferindo as floculadas. Observei que os blood worms e as minhocas são seu prato preferido, mas não devemos incentivar a iguaria, porque depois ele não querem voltar às rações tradicionais.

Contribuído por Pablo Ricardo
Comentário

Tenho 3 exemplares deste, é um peixe pacífico perto dos demais. Chega a uns 15 cm, o meu maior tem 13. Aceita todo o tipo de alimentação e vive bem com outros ciclídeos.

Contribuído por André Chaplin
Comentário

Possuo um exemplar de 10 cm. É um peixe de cores muito harmônicas, não é tão agressivo mas é um pouco territorialista. Gosta de nadar muito pelo aqua, por isso é bom um aqua grande. Gosta de pH alto (8), e uma temperatura de 30°C é boa para ele pois aumenta o seu crescimento.

Contribuído por Carlos Martins

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L