Peixes Ornamentais em Aquário

Hasemania nana
Tetra Silver-Tipped

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tetra Silver-Tipped - Hasemania nana

Fotos & Comentários

Hasemania_nana_3.jpg (22kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Hasemania nana
Comp AquapHTemp
Origem: Brasil
5 cm 40 L 6.6 25°C

Comentário

É um peixe extraordinário muito bonito, sociável, resistente, e de uma vivacidade muito grande. No meu aquário de 50 L tenho 4, juntos com 6 Pristellas, 4 Danios Zebra e 2 Coridoras. É impressionante ver o frenezi com que eles comem comida congelada, flocos, etc. É um peixe muito bom para ter em aquários comunitários.

Contribuído por Alexandre Lourenco
Comentário

Tenho no meu aquário 4 destes peixes. São peixes muito activos, sendo também um pouco territoriais (os meus estão espalhados pelos quatro cantos do meu aquário). São peixes bastante bons para iniciação, ja que não são muito exigentes.

Contribuído por Tiago
Comentário

Esse é um dos menores caracídeos que conheço. A espécie é encontrada nos rios de água clara da América do Sul, como o S. Francisco, no Brasil. Gosta de correnteza e água filtrada, bem como plantas. É bom ter espaço livre também. É muito pacífico, e se destacam em um tanque de tetras, como mato-grosso, tetra-negro, cardinal, pinguim, etc. Saber o sexo desse peixe é bem fácil: a fêmea é maior, mais clara na cor, e fica mais cheia quando vai desovar. O macho é menor, mais magro, e bem amarelo, da cor de ouro. Quem quiser reproduzir a espécie, deve conseguir um tanque raso (30 cm) com uma área de plantas, incluindo flutuantes e substrato de seixos médios e pequenos, que vão esconder os ovos. Os pais não cuidam dos ovos nem dos filhotes, mas só os devoram quando são bem pequenos. A desova ocorre entre as plantas. Quando os filhotes atingem 1/2 cm, já são respeitados pelos adultos, nadando livremente. Os alevinos se escondem nas plantas, mas com uma semana, já convivem com os adultos. O importante para a desova é não estressar o casal. Não são difíceis de desovar.

Contribuído por Katsuzo Koike
Comentário

Tenho 11 destes peixes e são exepcionais! São peixes muito activos e, como os outros tetras, estão sempre a disputar hierarquia entre eles! Tenho entre eles 3 ou 4 machos (o quarto não tenho a certeza) e eles têm cada um seu bocado do aquário: um controla a zona das anubias e debaixo do tronco, outro o lado esquerdo junto as plantas de trás e outro a zona da direita junto à crypto e a anubia gigante! E, não são só os machos que se impõem, as femeas também andam à luta umas com as outras e, quando algum macho tenta lhes tirar comida, impõe-se imediatamente. Além disso, sempre que alguém se aproxima muito bruscamente do aquário eles se agrupam todos para se protegerem e fica um cenário explendido. Quando os trouxe da loja eles perderam toda a cor mas, mal chegaram ao meu aquário (1 hora depois) tinham as cores muito mais fortes que na loja e, quando bem aclimatados e ambientados, ficam muito LINDOS! Recomendo. PS: ao contrario de outros tetras os meus são muito pacíficos com os outros habitantes, incluindo peixes de cauda grande (ex:guppys, bettas, etc...).

Contribuído por Rafael Paiva

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L