Peixes Ornamentais em Aquário

Heros severus (Cichlasoma severum)
Acará Severo

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Acará Severo - Heros severus

Fotos & Comentários

Heros_severus_7.jpg (24kb)
Fotografia: Marcelo Bovi
Comentário

Desde o meu primeiro contato com esse maravilhoso ciclídeo apaixonei-me incondicionalmente! Infelizmente, as poucas informações disponíveis sobre ele são muitas vezes contraditórias. A primeira delas diz respeito às características ideais da água. Apesar de muitos autores aconselharem, a exemplo dos ciclídeos africanos, uma água dura com pH alcalino (7,4), pessoalmente, acredito que uma água mole com um pH neutro/ácido (7,0/6,8) seja melhor. Observei que a variedade Gold, a mais comum entre os aquaristas, quando sob estresse, mal adaptada ou em água dura com pH alcalino apresenta-se com uma coloração pálida, quase branca. Quando bem adaptado, seu corpo é amarelo com pintas, nadadeiras ventrais e nadadeira anal vermelhas dando ao conjunto uma coloração alaranjada. Os machos normalmente tem nadadeiras mais longas e um maior número de pintas. Outro equívoco, ao meu ver, é classificá-lo como carnívoro. Experimente colocar alguns Severos em um aquário plantado e você verá suas lindas plantas serem devoradas! Alguns autores afirmam que a alimentação do Severo em seu habitat natural é composta de 50% de plantas. Portanto, o mais certo seria uma alimentação onívora bem variada, incluindo aí vegetais como folhas de alface crespa 2 ou 3 vezes por semana. Costuma ser dócil com peixes de outras espécies que tenham o mesmo porte, entretanto, como muitos ciclídeos, tornam-se agressivos quando da disputa por um território, uma fêmea ou durante o acasalamento. No início da adaptação são extremamente tímidos e arredios, contudo, depois de bem adaptados passam a reconhecer o dono e se deixam acariciar! Como podem atingir até 25 cm de comprimento, necessitam de aquários grandes. Tentar criá-los em aquários pequenos é pura maldade! Para um casal, recomendaria um aquário de no mínimo 200 L. Fora isso, são peixes bem resistentes que, se bem cuidados, não lhe darão problemas quanto a doenças.

Contribuído por Marcelo Bovi
Comentário

Eu tenho um casal de severos num aquário com pouco mais de 60 litros, eu os comprei bem pequenos e hoje já estão medindo em torno de 7 cm de ponta a ponta. O que mais me impressionou foi o fato de terem procriado no meu aquário, e detalhe, já esta na segunda ninhada. Na 1° não vingou nenhum, pois mudei os filhotes para outro aquário junto com os pais depois de 2 semanas de nascidos e acabaram morrendo progressivamente. Contudo, nessa segunda ninhada preparei melhor as condições do aquário, como por exemplo: coloquei pedrinhas menores para que os filhotes não se prendesssem no cascalho, retirei os outros peixes do meu aquário comunitário onde vivem os severos e os levei pra um aquário de um amigo. Feito isso, fazem 3 semanas desde que nasceram e já começam a tomar corpo de peixe.

Contribuído por Leandro Vieira
Comentário

É sem dúvida um peixe maravilhoso, lindo, carinhoso. Eu crio ele junto com alguns Ciclídeos Africanos, se dá muito bem apesar de ser meio dócil. Hoje ele tem 15 cm e é ele que anima meu aquário.

Contribuído por Paolo Zanolla
Comentário

Esse peixe é muito bom para aquários que não tem plantas. O meu é Gold. É um peixe de uma beleza que não pode ser deixada de lado! Apesar de ter problemas com minhas plantas que ele arranca tudo, sou muito satisfeito por ter um! É um peixe BASTANTE manso, calmo, os bandeiras pertubam o coitado que quando se vira todos saem correndo, mas ele não faz nada! É um banana! Bom com ele tenho Neons, rosaceos, labeos, botias, tenho uma coridora albina de 1 cm e ele não perturba ninguém, só as plantas!

Contribuído por Flavio Carvalho
Comentário

Tenho 2 severums gold, sendo que um chegou 3 semanas antes do outro. Eles têm praticamente o mesmo tamanho. Sozinho ele estava bem tranquilo sem encher o saco de nenhum peixe. Quando comprei o segundo, o primeiro ficou um pouco incomodado e passou a dar pequenas perseguições no primeiro. Nada preocupante. É que eles são territorialistas, mas como meu aqua tem bom espaço pra dois, eles estão se aceitando melhor e a tendência é melhorar bem. Se não der certo, tiro um. São lindos, apesar de pequenos ainda (6 cm) e já possuem as manchas laranjas. Comem bem até demais, como todo bom ciclídeo americano! Vale a pena e precisam de plantas pra se divertirem.

Contribuído por Fernando Sgarbi
Comentário

Atualização: postei há muito tempo um comentário anterior sobre meu Severo, dizendo que ele estava com 9 anos...pois bem, ele continua bonito e forte porque ele faz este ano 11 anos que está comigo e com um pouco mais de 20 cm. Abraços.

Contribuído por Christiano Pessôa
Comentário

Realmente o Severus Gold é um peixe de muita expressão em um aquário. Adquiri o meu também bem pequeno (há mais ou menos um ano e meio) e hoje ele tem uns 15 cm, está muito bonito e com as pintas bem vivas. Ao contrário de alguns comentários, ele está em água dura com pH alcalino (7,8). Sobre o comportamento, até hoje, nunca tive nenhum contato mais próximo com os meus peixes, tipo acariciá-los, mas o Severus com certeza me reconhece. Somente há poucos dias fiquei chateado, pois ele começou a dar alguns pegas em um bandeira ouro, que acabei tendo que separar, pois ficou bem machucado, e ao adquirir um botia io-io pequeno, o Severus engoliu-o em poucos minutos. Mas no Aquarismo, assim como no dia a dia, estamos sempre aprendendo. Tenho, no mesmo aquário, um Beijador (de quase 20 anos!), um Bicolor, alguns Paulistinhas, uma Melanotaenia Praecox, dois Danios, um Cruzeiro do Sul e dois Mato Grosso. Esses em conjunto com o Severus, vivem muito bem, até o momento.

Contribuído por José Luiz Brito

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L