Peixes Ornamentais em Aquário

Heros severus (Cichlasoma severum)
Acará Severo

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Acará Severo - Heros severus

Fotos & Comentários

severum2.jpg (11kb) severum1.jpg (11kb)
Fotografia: Simon Voorwinde

Nome: Heros severus
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia Amazônica
20 cm 200 L 6.5 25°C

Comentário

Este ciclídeo de água alcalina tem um belo formato e cor mas como muitos ciclídeos não recomendo peixes muito menores que ele no mesmo aquário, mesmo sendo um aquário grande. Companheiros ideais são peixes como acará festivo, gouramis laranja e azuis (machos de preferência) e outros peixes de agressividade compatível e velozes, podendo tambem colocar peixes maiores como Oscar, Jack Dempsey, Peixe Faca, etc. Alimentar este peixe é facil: aceita flocos, bits, pellets e dar artêmias de vez em quando é muito recomendável.

Contribuído por Luiz Henrique
Comentário

Peixe muito belo e exótico. Tenho 3 deles, que estão no mesmo aquário dos Discus e dos Bererês (festivum). O ideal é colocar esse peixe num aquário com peixes maiores que ele ou do mesmo tamanho. Aceita muito bem alimentos vivos; eles adoram minhocas vermelhas, larvas de moscas, larvas de mosquitos, peixes pequenos, ração em pellets ou flocos. São devoradores natos, como a maioria dos Ciclídeos. E quanto à agressividade... existe muita lenda a respeito disso. Existem espécimes que são violentos, mas existem outros que são muito mansos, e que podem viver em perfeita harmonia com os outros peixes do aquário.

Contribuído por Paulo Pimentel
Comentário

Os peixes que compramos como sendo Acará Severo são na verdade Efasciatus (Heros efasciatus), tanto na variedade verde como na gold (que é apenas uma variedade xantocrômica). O verdadeiro Heros severus foi introduzido há poucos anos na aquariofilia e se trata de um incubador bucal. O H. efasciatus engloba atualmente o chamado até há pouco tempo de H. appendiculatus (aquele bonitão, cor de turqueza). Há outras espécies/variedades, como o Heros sp. 'Rotkeil', que tem a cabeça vermelha, visto muito na Alemanha mas que para muitos é apenas uma variante de coloração. De qualquer forma, ambos são lindos, sou apaixonada pelo Severo, ops, Efasciatus!

Contribuído por Thais Vinieri
Comentário

Tenho dois Severos, um Ouro e outro comum. Eles brigam entre si, mas apanham de outros peixes que possuo no aquário. Estou preocupado pois acho o Severo um dos ciclídeos mais difíceis de achar em lojas, é raro mesmo.

Contribuído por (nome não fornecido)
Comentário

Crio um Severo que completou um ano em julho. Meu aquário tem 380 litros e bastante pedras e plantas. Dessa forma, ele fica bem à vontade com os outros ciclídeos do aquário. Tem 15 cm e é bem amarelo, com inúmeras pintas laranjas na cabeça. Compete em beleza com o Acará Congo, e não hesita em beliscar quem se aproximar muito. E pelo que parece, ele gosta de se alimentar de peixes borboletas, pois todos os meus sumiram. De qualquer forma, recomendo pela beleza e companheirismo.

Contribuído por Antonio Vides Jr.
Comentário

Sempre tive admiração pelo Severo. Já tive oito, agora só me resta um. Os sete viveram uns 3 anos, e o que está comigo já vai fazer 9 anos e está com uns 20 cm. Sempre achei que o Severo é um ciclídeo muito forte e nunca me preocupei muito com a condição do aquário. Acho uma pena o aquário que ele está, tem apenas 94 L, mas tenho medo de mudá-lo, depois de 9 anos no mesmo lugar...

Contribuído por Christiano Pessoa



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L