Peixes Ornamentais em Aquário

Hyphessobrycon eques
Matogrosso

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Matogrosso - Hyphessobrycon eques

Fotos & Comentários

serpae1.jpg (31kb)
Fotografia: Kjell Nilsson

Nome: Hyphessobrycon eques
Comp AquapHTemp
Origem: Paraguai, Brasil Central
4 cm 40 L 6.6 26°C

Comentário

Os Matogrossos são peixes pequenos, resistentes e muito populares. Eles são geralmente pacíficos com as outras espécies, mas costumam passar um bom tempo disputando hierarquia entre eles. Mas nunca parece chegar ao ponto de agressão efetiva e ferimentos. Durante estas disputas, eles acentuam suas cores ao máximo, abrem bem as barbatanas e dançam um em torno do outro como boxeadores, ocasionalmente lançando-se contra o adversário. Uma ótima aquisição para qualquer aquário comunitário.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Eu tenho 5. Eles passam grande parte do tempo correndo um atrás do outro e também gostam de beliscar as barbatanas de outros peixes maiores do que eles. Passam o dia na parte mais funda do aquário, não são de ficar nadando muito, preferem viver em grupo e são peixes aparentemente calmos a não ser na hora do domímio de território (entre eles).

Contribuído por Alexandre Figueiredo
Comentário

Eu possuo 5. São peixes tímidos, podem até se acostumar com o dono, caso ele fique muito tempo olhando o aquário de perto. A resistência deles é excepcional. Eu os mantenho num aquário de água alcalina (pH 7,2). Gostam de aquários bem plantados, são pacíficos e comem de tudo. Os meus vivem no centro do aquario. É uma espécie bem interessante e barata.

Contribuído por Gustavo
Comentário

Se você ainda não teve oportunidade de ver este peixinho se divertindo com a comida aí vai uma dica: ofereça à eles ração do tipo granulada, e observe como ele brinca com a comida abocanhando e largando o grão várias vezes, num ritual que é muito divertido. Se estiver perto do vidro então, parece estar se mostrando pra você, e brincando, porque afinal é um peixe muito amistoso e muito alegre no aquário.

Contribuído por Denis Peres
Comentário

Temos um cardume de dez matogrossos no nosso aquário comunitário amazônico. Uma grande diversão é vê-los disputar hierarquia entre eles e também observá-los "detonando" um pedacinho de carne ou presunto pendurado por uma linha.

Contribuído por Alessandro Plá
Comentário

Tive uma experiência terrível com esses peixinhos. Coloquei 4 deles junto com 4 Molinésias, 1 Beta fêmea e 4 Barbos Ouro. No dia seguinte todos estavam machucados e uma Molinésia estava morta. Mesmo retirando os Matogrossos só sobraram os Barbos Ouro apesar de estarem machucados.

Contribuído por Renata



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L