Peixes Ornamentais em Aquário

Pseudotropheus saulosi
Saulosi

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Saulosi - Pseudotropheus saulosi

Fotos & Comentários

saulosi2.jpg (20kb)
Fotografia: Owen Thistle

Nome: Pseudotropheus saulosi
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Malawi (África)
9 cm 100 L 8.0 26°C

Comentário

O Pseudotropheus saulosi é um ciclídeo muito agressivo, contudo menor que seus parentes, não ultrapassando os 8 cm. O macho, quando chega à sua fase adulta, torna-se azul com barras pretas (como na foto acima), enquanto que a fêmea muda completamente sua cor, passando a amarelo forte, tipo o do mexirica. Interessante, pois a mudança de cores nos lombardóis (espécie do mesmo gênero - Pseudotropheus), ocorre ao inverso, ficando o macho amarelo e a fêmea permanecendo azul. São muito parecidos com os elongatus, só que em "versão econômica". São peixes que preferem se alimentar e viver no fundo do aquário, raramente subindo ao espelho d´água, por esse motivo, é bom dar ração granulada que afunde lentamente. Aconselho o uso de alimentos vivos ou congelados, tipo os blood worms e artêmias, cerca de duas vezes por semana.

Contribuído por Pablo Ricardo
Comentário

Adquiri recentemente um Saulosi para colocar em meu aqua de Ciclídeos Africanos e ele se adaptou muito bem, não se intimidando com a presença de auratus e socolofis. Pelo que vejo é um peixe pacífico comparado a outros ciclídeos, não implica com ninguém.

Contribuído por Bevictori
Comentário

É um dos Mbunas mais interessantes de manter. Os machos maduros possuem uma linda cor azul e barras negras ao longo do corpo, as fêmeas são de um amarelo alaranjado intenso, o que os torna um dos peixes mais belos e coloridos de água doce. Para os manter com sucesso é essencial preencher todos os requisitos de um aquário típico dos grandes lagos Africanos (muita rocha...pH elevado...muita rocha...dureza elevada...e muita rocha). Eu mantenho os meus 8 saulosi num aquário misto (Malawi e Tanganyika) de 450 litros. O alegado comportamento pacífico dos saulosi (tendo em conta os standards dos ciclideos africanos) é compensado pelo seu elevado grau de actividade. É a espécie mais activa no meu aquário e ponto final. O macho dominante tenta permanentemente acasalar, mostrando as suas cores e estendendo as suas barbatanas. Não se deixem enganar pelo seu pequeno tamanho (o saulosi é um mbuna anão)...eles, principalmente o dominante, não se deixam intimidar por nada. Não hesitam em atacar o meu braço quando chego perto do seu território. Na minha opinião, para manter qualquer mbuna é essencial um aquário grande...nada menos que 400 litros. Este é o requisito primário para manter ciclideos africanos. Muito espaço e muitos peixes. Por isso se possuem um aquário de 100 ou 200 litros, por favor, pensem em adquirir outro tipo de peixes. Para quê ter dois ou três ciclideos em aquários onde não podem mostrar o seu comportamento natural? Finalmente, outro ponto essencial. O saulosi, como qualquer outro mbuna, necessita de alto teor de vegetais na sua dieta (spirulina é aconselhável). Se tal não for dado o resultado final pode ser desastroso. Recomenda-se a qualquer entusiasta. Apenas e só a esses.

Contribuído por Pedro Pereira

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L