Peixes Ornamentais em Aquário

Crossocheilus siamensis
Comedor de Algas Siamês, CAS, Algae Eater Siamês

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Comedor de Algas Siamês - Crossocheilus siamensis

Fotos & Comentários

Crossocheilus_siamensis_5.jpg (21kb)
Fotografia: Tony Hamer

Nome: Crossocheilus siamensis
Comp AquapHTemp
Origem: Sudeste Asiático
14 cm 150 L 7.2 25°C

Comentário

Este peixinho é de uma competência excepcional. Algas com eles no aquário não têm vez. Pena que sejam tão territoriais. Não se deve pôr mais de um exemplar em aquário pequeno pois, fatalmente, o peixe dominante acabará por matar o seu colega menor.

Contribuído por Marcus F. S.
Comentário

Tenho um grupo de oito (são relativamente fáceis de adquirir em Portugal) e não registro qualquer comportamento agressivo. Um ou outro empurrão e é tudo. São peixes demasiado grandes para um aquário plantado pequeno e, como estes meninos são rápidos a comer flocos, têm sempre mais alimento do que os que não comem algas e portanto crescem muito rapidamente. O ideal talvez fosse ter um bom grupo destes peixes noutro aquário, podendo utilizá-los como brigada de limpeza quando necessário, sendo posteriormente removidos. Mas como sabemos o óptimo é inimigo do bom. Portanto enquanto os famosos "Otos" forem muito difíceis de encontrar, sobretudo em boas condições, (em Portugal) os Crossocheilus siamensis são uma aquisição alternativa.

Contribuído por António Almeida
Comentário

Realmente é muito útil no combate às algas. Meu aqua estava tomado por algas marrons e verdes. Assim que coloquei um CAS as algas foram sumindo e hoje meu aqua está com todos os cantos, folhas, troncos, pedras, tudo limpo. É um peixe muito interessante e bastante alegre. Criou uma toca embaixo do tronco e ai de quem passe por perto, dá uma carreira mas sem mordiscadas. Muito bom mesmo, eu aconselho

Contribuído por Felipe
Comentário

Muito bom no combate às algas, apesar do que se diz eu acho-os lindos e graciosos. Não possuem bexiga natatória, logo, têm que estar em constante movimento a não ser que pousem numa folha, pedra ou trnco.

Contribuído por Ricardo Zorro
Comentário

É incrível como Siameses crescem rapido! Adquiri dois exemplares com aproximadamente 5 cm e após um mês no aquário já estão com uns 10 cm. São comedores vorazes de algas, portanto, tornam-se ótimos faxineiros para aquários comunitários. Eles possuem uma coloração amarelo-esverdeado, unindo-se com a cor prata e listra negra. Pretendo brevemente adquirir mais dois casais.

Contribuído por Carlos Lima
Comentário

Recentemente adquiri um destes peixes para o meu aqua que estava completamente tomado por algas parecendo fios de cabelo. Já tinha tentado vários peixes e algicidas para resolver meu problema, mas nada resolvia. Nem os famosos otos exterminaram as minhas algas, e ele conseguiu! Eu acho que isso se deve ao tipo de limpeza que ele faz. A maioria dos peixes se alimentam das algas através da sucção de suas bocas, já ele literalmente come elas, quando ele está se alimentando (que é quase sempre) é possível ver sua boca se mexendo. Nenhuma alga é páreo para seu apetite voraz e seu método de limpeza eficaz. Recomendo.

Contribuído por Samuel Ribeiro de Freitas

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L