Peixes Ornamentais em Aquário

Puntius sachsii
Barbo Ouro

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Barbo Ouro - Puntius sachsii

Fotos & Comentários

Puntius_sachsii_2.jpg (14kb)
Photo Credit: Antonio Vaz
Comentário

Gosto muito desse peixinho. Tive um que viveu 8 anos e me deu muita alegria. Praticamente viveu solitário no meu aquário por uns 5 anos, até que consegui uma fêmea pra ele. Faz um mês que adquiri 3 pra colocar em meu novo aquário comunitário. Eles adoram nadar juntos e estão sempre brincando por todo o aquário.

Contribuído por Antonio Felipe
Comentário

Para quem quer montar um aquário realmente vivo, cheio de cores e movimentos, o Barbo Ouro com certeza é a escolha certa. Com suas cores brilhantes (o corpo é dourado e olhos e nadadeiras são vermelhos) e sua inesgotável energia, o Barbo Ouro se mostra sempre alegre. Além disso, é um peixe resistente, ótimo para iniciantes. Suporta variações de temperatura entre 24º e 29ºC. O pH ideal também é o mais comum entre os peixes, de 6,8 a 7,0. Sua alimentação é descomplicada, aceita praticamente tudo. Apenas uma observação: mantenha-o com peixes pequenos, rápidos e pacíficos, como, por exemplo, Paulistinhas, Platis, Espadas, Tetras. Isso porque peixes maiores e/ou agressivos poderiam machucá-lo gravemente e, também, por outro motivo, ele adora mordiscar a nadadeira de peixes mais lentos. Por exemplo, um Acará Bandeira, ou um peixe noturno, como o Ituí Cavalo, podem ser vítimas que, com o passar do tempo, ficam intimidados com a presença do pequeno peixinho, e podem ficar estressados, deixar de comer, etc. Agora, se for mantido com outros "ligeirinhos", como os citados acima, a vida é muito pacífica, e o aquário ficará com um tom diferenciado e muito brilhante. Outro fator de grande importância, são animais baratos, em geral 0,60 ou 0,80 reais por exemplar. Vale lembrar que devem ser mantidos em cardume.

Contribuído por Tiago Gebrim
Comentário

Comecei agora a manter um aquário para meu filho. Comprei três barbos ouro, dois bettas e um japonês cometa. Tudo corria bem. Pouco depois, coloquei também um lindíssimo japonês cálico. Aí meu sofrimento começou. Mal o japonês cálico entrou no aquário, o maior dos três Ouro começou a atacá-lo ferozmente, enquanto os dois outros barbos ouro menores nem ligaram para o novo japonês. O ataque do barbo ouro maior foi tamanho que tive que tirá-lo do aquário. Após isso, os dois barbos que restaram continuaram a conviver pacificamente com os dois japoneses. Acho que entre os barbos, há sempre a possibilidade de um ou outro se tornar agressivo.

Contribuído por Márcio Duarte
Comentário

Tenho 10 em meu aquário de 200 litros, todos com mais de 5 cm. Comem de tudo e são muito pacíficos, adoram nadar nunca param, mantenho eles com outros barbus, tetras, paulistinha e tanictis.

Contribuído por Rodrigo Duarte
Comentário

Eu tenha 2 barbos ouro, aparentemente fêmeas. São realmente muito enérgicos e também resistentes. Depois que passei a adquirir os guppies genéricos eles passaram a atacar os coitados, principalmente na cauda. Isolei os barbos na maternidade flutuante para ver como me desfazer deles, pois a fertilidade dos guppies é muito interessante para as crianças. Pergunta aqui e lá, não consegui destino para os barbos. Experimentei derramá-los no aquário novamente e, para minha surpresa, depois dessa cruel experiência, eles agora ignoram os guppies. Suas nadadeiras e escamas estão intactas e os barbos apresentam o vigor característico.

Contribuído por Justice
Comentário

Tenho 5 desses barbos ouro em meu aqua, e quando estão em cardume não atacam nenhum peixe, pois nadam e brincam entre si. Mantenha-os sempre em cardumes que eles se tornam pacíficos.

Contribuído por Sandra Ponfelix
Comentário

Meus barbos ouro eram quietos como todo barbo ouro, mas ficaram muito agitados quando introduzi no aquário um casal de barbos cochonios. Estes últimos agitaram os barbos ouro que passarm a seguir a fêmea do barbo conchonio. Ficou uma correira legal. As paulistinhas sempre se metem na correria, principalmente na hora da refeição.

Contribuído por Marcos Ibiapaba

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L