Peixes Ornamentais em Aquário

Puntius sachsii
Barbo Ouro

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Barbo Ouro - Puntius sachsii

Fotos & Comentários

Puntius_sachsii_3.jpg (40kb)
Fotografia: Steve Mak

Nome: Puntius sachsii
Comp AquapHTemp
Origem: Sudeste Asiático
8 cm 100 L 7.0 26°C

Comentário

O barbo ouro é um peixe pacífico que gosta de viver em cardumes. Ele foi obtido através de processos de seleção nos EUA a partir de um peixe originário do sudeste da China. Atinge 7cm de comprimento e é muito ativo. Aprecia aquários com densa vegetação e algumas pedras mas não esqueça de deixar bastante espaço livre para que esse incansável peixinho possa nadar. Aceita todo tipo de alimento desde flocos até vivos.

Contribuído por Marne Campos
Comentário

Ficam disputando hierarquia grande parte do tempo, na época de procriação os machos costumam machucar a fêmea, perseguindo-a pelo aquário. A fêmea é mais roliça e arqueada, no tamanho adulto sendo um pouco maior que o macho. Não devem ser mantidos no aquário com cobrinhas (kuhli), pois eles as comem. Mordiscam as plantas de vez em quando, mas nada muito prejudicial, costumam obter o respeito de outros peixes considerados agressivos sem normalmente atacá-los.

Contribuído por Carlos Eric
Comentário

O barbo ouro é um peixe pacífico, porém convém colocar ele em aquários com dimensões grandes pois são peixes que adoram nadar por todo aquário. Inclusive, se ele estiver muito bem no aquário você terá dificuldade de encontrar esse peixe cheio de disposição pois não param quietos no aquário, nadando por todos os cantos. Aconselho a botar mais de cinco exemplares dessa espécie (um macho para duas fêmeas pois os machos adoram namorar deixando a fêmea cansada). Quando em número menor costumam beliscar peixes com nadadeiras grandes. Será fácil distinguir o macho da fêmea, o macho tem um corpo menor e muito mais colorido e uma faixa esverdeada com alguns pontos pretos, e fêmea tem um corpo apenas dourado.

Contribuído por Rodrigo Fernandes
Comentário

Gosto muito desta espécie, são bem ativos e comem de tudo. O único inconveniente é que eles adoram mordiscar as folhas das plantas.

Contribuído por Fabio Ely
Comentário

Amigos, para evitar essa fixação dos Barbos por plantas, dêem uma folha de alface para estes, eles adoram! São muito pacíficos e brincalhões, apesar de enquanto estiverem se acostumando ao aquário, ficarem um pouco escondidos. Eles batem lateralmente uns nos outros, mas estão apenas fazendo sua dança do amor. Vale a pena ter alguns desses no aquário, dão um colorido especial.

Contribuído por Alexandre Azevedo
Comentário

Os Barbos Ouro são peixes extremamente gulosos. Comem como se fosse a última vez na sua vida. São bonitos, baratos e se dão bem em aquários comunitários, mas precisam de bastante espaço, pois nadam muito rápido e podem vir a bater no vidro se o aquário for pequeno para eles. Mais de 100 L são recomendáveis. Eu comprei 5 Barbos Ouro há uns 2 anos. Pouco depois de um mês dois deles morreram. Os três outros que ficaram cresceram muito e chegaram a 7 cm e um deles a 8 cm (provavelmente a fêmea). Há pouco tempo os machos brigaram entre si e um deles ficou muito machucado na boca, não conseguindo mais comer e morreu. A fêmea, pouco depois, apareceu com a barriga toda vermelha (possivelmente uma hemorragia interna) e morreu no mesmo dia que apareceu assim. Agora só resta um macho no meu aquário.

Contribuído por Figueiredo



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L