Peixes Ornamentais em Aquário

Hemigrammus rhodostomus
Rodóstomo Verdadeiro

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Rodóstomo - Hemigrammus rhodostomus

Fotos & Comentários

rummy2.jpg (12kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Hemigrammus rhodostomus
Origem: Baixo Amazonas

Comp Aqua pH Temp
5 cm 40 L 6.8 26°C

Comentário

O Rodóstomo é um pequeno, pacífico e muito bonito Tetra que gosta de viver em cardumes. A sua característica mancha vermelha no nariz só fica brilhante se o peixe estiver com boa saúde. Na verdade existem três espécies muito parecidas: O "verdadeiro" Rodóstomo de Belém (Hemigrammus rhodostomus), e dois "falsos" Rodóstomos de Manaus (Hemigrammus bleheri e Petitella georgiae). As diferenças sutis estão na forma e no tamanho da mancha vermelha e das listras na cauda. Curiosamente, o verdadeiro é o menos colorido dos três, mas também é o mais resistente. Eles não são tão resistentes quanto outros Tetras, e às vezes são extremamente tímidos, mas se estiverem saudáveis e confiantes são ótimos peixes para se ter no aquário comunitário ou amazônico.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Da família dos Caracídeos, é um peixe originário do Brasil central, sendo passivo e de fácil aclimatação, alimentando-se de alimentos secos e outros. Reprodução possível em aquários, alcançando em média 4 cm.

Contribuído por Ricardo Mourão
Comentário

Os rodóstomus são peixes resistentes desde que estejam em condições favoráveis, ou seja, não extremas. O pH pode variar, e exibem uma coloração vermelha (na cabeça), e preta (manchas na cauda) mais intensas em pH ácido, na minha experiência. São totalmete pacíficos e compatíveis com discos, bandeiras, cruzeiros-do-sul, e especialmente com neons, com os quais parecem fazer parte de um só cardume, tal o entrosamento.

Contribuído por Laura
Comentário

Tenho 4 rodóstomos, a quem apelidei de os "4" mosqueteiros, vivendo pacificamente em meio a tetras cardinais, tetras-pretos e Acarás. É impressionante como são simpáticos, divertidos e animados! O mais engraçado é que, quando dormem, eles tiram a "maquiagem"! De manhã, antes de ir para o trabalho, tenho que ligar a luz para que eles acordem e dar tempo para que eles coloquem a "maquiagem" de novo! Só então coloco o "café da manha" para a turma de famintos!

Contribuído por Fernando Grau
Comentário

Agora tenho 6 desses simpáticos peixinhos! São meus preferidos! A coloração some sempre que eles estão dormindo ou descansando (à noite), mas também quando o aquário se encontra num local onde há muita passagem de gente e/ou ruidos (próximo à TV ou som estéreo): isso mesmo, o "stress" deixa os peixes "brancos" de medo, literalmente! Os meus são tão coloridos quanto os da foto. Costumo alimentá-los duas vezes ao dia, uma vez antes de sair para o trabalho e outra logo após retornar do serviço. Tenho usado comida em flocos, mas eles necessitam artêmias (comida viva) ao menos 2 vezes por mês. O bom mesmo é toda semana, mas sabe como é...nem sempre temos tempo de dar atenção adequada ao aquário. A quantidade ideal é aquela que tiver sido devorada em menos de 2 minutos (conte no relógio). Observe as sobras, e na próxima dosagem diminua a quantidade até acertar em cheio. Voce vai achar pouca quantidade, mas lembre que os peixes são criaturas de sangue frio, comem proporcionalmente menos que os mamíferos (nós)! E em alguns casos a quantidade de comida pode depender mais do seu aquário, do que dos peixes. Por exemplo: eu sempre reduzo a circulação de água das bombas filtrantes durante as refeições, do contrário a comida é toda filtrada e não sobra nada para os pobrezinhos! Outra coisa que faço é prestar atenção ao tamanho dos flocos. Os rodóstomos têm a boca pequena, de forma que eu "desfaço" um pouquinho os flocos na mão antes de jogar a ração na água. Preste atenção nas outras espécies: os rodósomos nadam muito rápido, especialmente quando perseguindo os flocos de comida dentro dágua: assegure-se de que as outras espécies estejam conseguindo comer também! E no geral são peixes muito resistentes! Nunca perdi nenhum devido a doenças (e olha que eles já tiveram várias enfermidades!), mas perdi dois rodóstomos devido a feridas não cicatrizadas em trombadas com pedras afiadas dentro do aquário, que ocorreram durante a alimentação! Verifique que você não tenha nenhuma pedra ou objeto que possa machucá-los, pois eles ficam zigezageando feito loucos para pegar a comida antes dos outros!

Contribuído por Fernando Grau
Comentário

Na minha opinião o rodostomus é o tetra mais bonito de se ver em cardume. Possuo 8, vivendo com mais 9 neons e eles ficam juntos formando um só cardume. Eu tinha apenas 4, que só ficavam com as cabeças bem vermelhas de noite. Agora que coloquei mais 4, eles ficam com cores vibrantes e bonitas o dia todo, portanto acho que deve-se manter um bom número de exemplares no aquário.

Contribuído por Gustavo Gonçalves



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L