Nome: Erpetoichthys calabaricus |
| Comp |
Aqua | pH | Temp |
Origem: África Ocidental |
|
40 cm |
400 L |
8.0 |
26°C |

O peixe cobra é um peixe peculiar...é extremamente bonito, alguns ficam pretos, com um bico amarelado, e duas estrias laterais vermelhas. Acreditem, é simplesmente lindo. É raro de encontrar em lojas (e também caro :). É o puro peixe ornamental. Deve-se sempre ter cuidado na escolha de plantas para este monstrinho, não sei se já tiveram a experiência de ter uma carpa num aquário comunitário, eu tenho uma de 15 cm, é tal e qual como a cobra. Só que por vezes a cobra pode ser bem pior, quando dá um arranque arranca-me as plantas do areão. Por isso, escolham plantas com raízes longas e fortes. Além disso, é extremamente pacífico e tímido. Leva o seu tempo de adaptação ao aquário até conseguir vir à frente olhar o dono.

Comprei um exemplar deste diferente peixe há cerca de dois meses, e logo de cara ele me deu um susto ao desaparecer, três dias depois acendi a luz do meu aquário de madrugada e lá estava ele. Na verdade ele descia pelo tubo de ar e se escondia no FBF. Esse peixe não gosta muito de luz por isso é necessário uma pequena caverna onde ele se sente mais confortável. Outro fato curioso é sobre sua alimentação pois fui informado que ele é um limpa fundo, e é verdade mas descobri que apesar de manso com relação a outros peixes ele se transforma em um predador ao sentir a presença de um pitu, o qual ele aprecia muito.

O Peixe Cobra por vezes pode sair pelo buraquinho no cantinho superior do aquário. Então todo cuidado é pouco. Tape todas as saídas para não ter surpresas.

Aos criadores do Peixe Corda, tomem cuidado poís eles procuram brechas no aquário para poderem saltar para fora dele. É aconselhado não deixar nenhuma brecha.

Infelizmente eu só tive uma oportunidade de apreciar esse belo peixe, um tanto raro em nossas lojas. Eles possuem a peculiaridade de ter sua bexiga natatória dividida em duas partes, se aproximando muito do funcionamento do pulmão. Ao contrário do que pode parecer, por causa do tamanho que atinge, o peixe-corda tem um histórico pacífico dentro do aquarismo mundial. O recomendável é ter um aquário só para essas belas criaturas, não é necessário ter apenas um exemplar da espécie. O aquário que tive acesso só mantinha um, pois foi o único achado nas lojas. O pH era 7.0 cravado e a temperatura não podia passar dos 26°C, (sempre há a opção do caríssimo chiller). O tanque também não era tão grande, tinha 100x50x50. Se for mantido em aquário comunitário devem ser criadas condições especiais para a sua adaptação e vida longa e próspera. Áreas sombreadas por plantas que cresçam alto e se assemelhem com "árvores" realmente, uma área livre de obstáculos no fundo (cascalho), para que ele possa nadar sem problemas e o principal, um refúgio, um lugar que ele possa chamar de casa e se esconder quando bem quiser. Como você deve perceber esse lugar deve ser grande o suficiente para comportar todo o tamanho do peixe. Um comportamento curioso se dá quando o peixe-corda já reconhece o seu dono. Quando este se aproxima do aquário, ele vem "rastejando" e com a parte inferior do corpo servindo de apoio no cascalho ele ergue a parte da frente como uma cobra se preparando pro bote. Não tem o mesmo charme mas é muito parecido. Sabe-se que os pais espalham ovos por uma região que julguem apropriada e tomam conta dos filhotes, mas a sua reprodução não é muito comum em aquários. Para terminar, apesar do peixe aceitar vários tipos de ração, dê preferência a alimentos vivos. Larvas de besouro de amendoim são bem aceitas. O dono do peixe que conheci estava começando a deixar pequenas pastilhas vegetais próximas a toca do bichinho, e pelo que parece estava sendo bem aceita como um bom complemento nutricional.

Eu tive um peixe-cobra, que me deu muito trabalho, pois só vivia fugindo do aquário, um dia cheguei da escola e ele estava sequinho no chão, peguei-o rápido e o coloquei novamente no aquário, então ele sobreviveu. Ninguém aguentava mais aquela "cobra" toda hora fugindo do aquário, então eu resolvi colocá-la em um balde mas mesmo assim ele fugia. Até que eu o dei para um amigo meu que colocou-o no seu aquário que ficava na janela do 3º andar do seu apartamento, então esse foi o triste final do peixe-cobra.