Peixes Ornamentais em Aquário

Pseudotropheus zebra
Ciclídeo Red Zebra

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ciclídeo Red Zebra - Pseudotropheus zebra

Fotos & Comentários

redzebra1.jpg (18kb)
Fotografia: Alexandra Ellwood
Comentário

Há cerca de dois anos adquiri para o meu aquário de 120 L dois pares de zebras, ainda com cerca de 5 cm, juntando-os assim ao meu plecostomos de 25 cm e aos meus multifasciata (2). A competição tornou-se intensa do meu aquário e retirei os dois peixes mais fracos, pensado assim ter arruinado toda e qualquer possibilidade de ter um casal definido. Para meu espanto, anteontem reparei a presençã de 4 pequenos zebras totalmente independentes, cada um já com o seu pequeno território de tocas, parecendo ainda como se o casal nunca se tivera juntado, visto que não apresentam qualquer sinal de acasalamento. Penso ter finalmente, e no momento em que já havia desistido, conseguido a reprodução embora não consiga ter observado nenhum sinal de defesa das crias ou sequer sinais de ter um casal efectivo. O único observável foi um comportamento exageradamente agressivo entre o casal e pequenos tremores de comunicação entre os dois (fiquei espantando com a dissimulação dos ovos pois não se encontram em nenhum lugar à vista). Felizmente, daqui resultaram 4 cópias idênticas dos pais que já auferem de uns consideráveis cm e meio. Que felicidade!

Contribuído por Filipe Cruz
Comentário

Como todo africano, o Zebra não rejeita uma boa briga. Mas no meu aqua de 80 L tinha dois exemplares que estavam sozinhos (10 cm). Tentei colocar alguns africanos e sem sucesso, pois brigavam tanto que mataram os outros. Acabei fazendo de outra forma, fui na loja assim que comprei os outros africanos, comprei também algumas pedras, assim antes de colocar os outros introduzi as rochas. Assim modificando o aqua e posteriormente o território. Vai aqui meu conselho, pois não seria muito bom perder dinheiro e ver seus africanos se matando

Contribuído por Bruno Buran
Comentário

Mantenho esta espécie há mais de um ano em meu aquário de ciclídeos. Está muito encorpado, e embora não seja o maior em tamanho, é o dominante do aquário. De maneira geral conviveu muito bem com todos os habitantes do aquário, mas de uns tempos pra cá sua agressividade aflorou e passou a infernizar a vida de um suposto Cynotilapia afra (nunca tive certeza sobre a real identificação) até leva-lo à morte. Procuro alimentá-lo predominantemente com alimentação à base de vegetais (por ser um mbuna).

Contribuído por Alex Schutz
Comentário

Não tão agressivo em relação aos outros cíclídeos. Vive muito bem se colocado em aquários com tocas.

Contribuído por Davi Quintiere

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L