Peixes Ornamentais em Aquário

Trigonostigma heteromorpha (Rasbora heteromorpha)
Rásbora Arlequim

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Rásbora Arlequim - Trigonostigma heteromorpha

Fotos & Comentários

rasbora2.jpg (15kb)
Fotografia: Vincent Chan

Nome: Trigonostigma heteromorpha
Size AquapHTemp
Origin: Tailândia, Sumatra, Indonésia
5 cm 40 L 6.5 26°C

Comentário

Este pequeno peixe da família dos Rasboras é originário a Tailândia e arredores, onde após atingir o tamanho adulto é pescado e comido como petisco. Quanto ao aquário é um peixe bastante sociável que prefere viver em cardume (na ausência de elementos da sua espécie no aquário junta-se a pequenos tetras como Cardinais, Neons e peixes do gênero). Bastante resistente, tolera bastante bem variações de pH e prefere águas quentes perto dos trinta graus . Na presença de doenças facilmente transmissíveis é recomendando quando da descoberta de um peixe infectado ELIMINÁ-LO pois se não o fizer será meio caminho andado para destruir o seu plantel destes lindos peixes. Compatível com QUASE todos os peixes de aquário (só não o são se couberem na sua boca). Quanto à reprodução é dificil, é preciso bastante paciência e um aquário espaçoso com uma plantação bastante exuberante com plantas tipo echinodorus e cryptocorynes altas.

Contribuído por João Coelho
Comentário

Trata-se de um peixe de grupo muito bonito, que faz magníficos contrastes com as plantas de fundo. Só em grupo é que a sua verdadeira beleza pode ser apreciada. Aconselho no mínimo um grupo de 6. Não dá trabalho nenhum e é muito sociável (tenho os meus junto de Guppys, Neons, e Tetras Black Phantom). A comida também não é problema. Caso falte, pegue umas formiguinhas no quintal ou até umas aranhinhas!

Contribuído por Rafael Martins
Comentário

Tenho em meu aquário 7 Rásboras Arlequim. Este é um peixe muito bonito e vive muito melhor se tiver mais que 3 em seu aquário. São peixes que ficam disputando o domínio do grupo com lindos rituais, nos quais eriçam sua nadadeira dorsal e nadam um pouco inclinados um ao lado do outro. É um peixe que apresenta um colorido muito bonito e contrastante quando estão saudáveis. Elas se dão muito bem com peixes de seu tamanho, como no meu caso que possuo um aquário plantado com peixes pequenos, um peixe que recomendo para que tem uma boa experiência em aquarismo e entende do assunto, pois não saem baratos e são peixes que deveremos manter em cardume. Come bem flocos, comida em gel, até pequenos mosquitinhos. Deixem o aquário tampado, pois uma Rásbora minha suicidou-se!

Contribuído por Marcos Mansano
Comentário

Também tenho 7 em meu aquário e é muito gostoso ficar apreciando seu nado em cardume, pois como o aqua é plantado, eles ficam nadando em conjunto com os tetras cardinais formando um lindo visual. A hora do lanche é a mais divertida. Ao colocar a comida, são os primeiros a chegarem e atacam os flocos como se fossem piranhas. Depois de saciados, agem como se nada tivesse acontecido. Não preciso nem dizer que são os preferidos.

Contribuído por Jefferson Biancolini
Comentário

Tenho 3 rasboras no meu aquário comunitário. Elas são lindas, meu peixe predileto. Com uma luz PL branca as cores se destacam e ficam vivas. Também há uma variedade albina que estou adquirindo via internet, há outra variedade red metallic, que sem dúvida é a mais bonita. Pretendo montar um cardume de uns 20 peixes. Recomendo aos criadores uma lampada PL para destacar a verdadeira beleza deste peixe. Eles são super resistentes.

Contribuído por Paulo Marinho

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L