Peixes Ornamentais em Aquário

Papiliochromis ramirezi
Ramirezi

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ramirezi - Papiliochromis ramirezi

Fotos & Comentários

ram2.jpg (24kb) Comentário

Possuo 3 Ramirezis, um ouro e dois comuns. Eu na verdade comprei 4, os dois comuns e dois ouros, só que um morreu. O Ramirezi é um peixe que se estressa muito fácil, por isso recomendo não criá-los com peixes rápidos demais ou peixes muito grandes. Eu os crio num aquário de 75 L com pedras e bem plantado, e no mesmo aqua crio 2 Acarás bandeiras e duas Coridoras.

Contribuído por Hugo Parolin
Comentário

Tenho um aquário plantado de 140 L com oito Ramirezis, um casal de colisas e um de acarás bandeiras. É muito interessante observar o comportamento desses peixinhos. Maior rivalidade! Dentro de pouco tempo, para o meu espanto, dois dos Ramirezis que adquiri em uma feira de rua, começaram a andar lado a lado. Dias após a fêmea espalhava pela cama do aquário seus pequenos ovinhos. Retirei-os, travando uma luta com o macho que estava tomando conta dos ovos (o problema é que ele acaba comendo, de outro modo eu jamais tentaria removê-los). Após retirar os ovos e colocá-los em um tanque a parte, coloquei uma pedra porosa, regulada com pouca passagem de ar, a fim de mover a água sobre os ovos. Levou alguns dias até os ovos eclodirem. Se você gosta destes lindíssimos ciclídeos, saiba que criá-los não foi problema para mim. Recolhi água de chuva (que é bem mole e pura) e mantive o pH entre 6.5 e 6.8. Ah, mais uma coisa, trocas parciais de agua fazem muito bem a qualquer espécie de peixe. Boa sorte!

Contribuído por um visitante
Comentário

Também já tive Ramirezis. Eles ficavam num aquário de 50 L, e um dia percebi que havia algo de novo no ambiente. Percebi que dois estavam muito juntinhos, e haviam se isolado. Começaram a limpar uma pedra que havia no meio da vegetação. Após um tempo, lá estavam os ovos. Os pais são extremamente protetores, e os outros peixes sofreram muito, pois não havia mais onde colocá-los. Alguns nem resistiram de tanto levarem mordidas do macho furioso e protetor. Os alevinos eram formidáveis, e se escondiam na boca da mãe quando algo não parecia normal. Simplesmente fantástico.

Contribuído por Bruno Brum
Comentário

Possuo 1 ramirezi amarelo, lindo. Comprei dois, mas um morreu logo, não sei por que. Acho ele lindo mas tem o problema de ser um peixinho tímido e viver meio escondido e parado. Mas talvez essa seja a grande magia do peixe, além da beleza.

Contribuído por Márcio Chinowski
Comentário

Mantenho 5 ramirezis em um aquário de 45 litros em pH 7.0. Nunca tive problemas com sua alimentação, e vivem bem com dois limpa vidros. Seu instinto territorialista é realmente forte. Dois dos meus são machos e ficam cada um de um lado do aquário disputando cada centímetro. Suas disputas no início me deixaram preocupado, mas como já faz um ano e nada de pior aconteceu, agora fico admirando quando eles disputam e exibem toda a beleza de suas cores.

Contribuído por Gustavo Nardo
Comentário

Os Ramirezes são peixes territoriais, vivem disputando a supremacia dentro do aquário, mas isto não quer dizer que eles prefiram ficar isolados. O ideal para mim é um pequeno grupo de seis a oito peixes. Sempre gostei deles, e cheguei a conseguir sua reprodução em aquário comunitário. água com pH entre 6.5 e 6.8 é a ideal. Um casal se forma dentro do aquário, e o macho torna-se submisso á fêmea. É facilmente perceptível, e neste momento o melhor a fazer é separar o casal para um aquário preparado para a ocasião.

Contribuído por Angel Beguito
Comentário

Possuo um casal de Ramirezis no meu plantado comunitário de 200 L. São peixes de um colorido muito belo, com uma pinta preta lateral bem visível e uma faixa preta que passa pelos seus olhos. O macho mostra-se maior que a fêmea e mais encorpado, e quando estão em acasalamento, aparece na fêmea uma mancha rosada no ventre. Eles preferem água ácidas e moles, preferem também alimentos vivos como artêmias e cuidam de suas crias com barbatanas e dentes! Os pais pegam os filhotes com a boca quando estes se afastam um pouco da ninhada e os colocam de volta, muito interessante!

Contribuído por Rafael Kumakura
Comentário

O Ramirezi é um peixe de água doce originário da América do Sul e de comportamento pacífico e tímido. Chega a medir 5 cm. Este pequeno ciclídeo tem uma bela coloração baseada no amarelo e no azul. As fêmeas, quando maduras, apresentam a região do abdômen bem rosada. Existe ainda a variedade dourada, muito atraente. São peixes sensíveis à temperatura da água e ao tipo de alimentação. O pH da água deve ser ligeiramente ácido a neutro (6,8 a 7,0), com a temperatura variando de 24 a 28°C. Porém, para a reprodução o ideal que a água seja elevada até 30°C. Quando a fêmea está pronta para a reprodução, ela não se retira quando o macho investe contra ela, mas sim encolhe suas nadadeiras em sinal de submissão. Sendo aceita pelo macho, o novo par procura um local para a desova que, geralmente, costuma ser sobre as pedras. O aquário também deve ter muitos troncos, plantas e pedras já que o Ramirezi é muito tímido e só se sente seguro quando há refúgios no aquário. Quanto à alimentação, esta deve ser bem variada como artêmia congelada, patês, filhotes de poecilídeos, larvas de mosquito e, ocasionalmente, tubifex e enquitréas. A comida deve ser dada em doses moderadas. Os Ramirezis vivem no meio do aquário e não incomodam outros peixes, mesmo os mais dóceis como guppys e neons.

Contribuído por Stéfano Florenzano

Estas páginas contêm comentários suficientes para dar uma idéia básica no assunto. Comentários adicionais são muito bem vindos (pelo formulário de contato do site) desde que acrescentem algo novo e/ou avançado ainda não contido nos existentes.



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L