Peixes Ornamentais em Aquário

Mikrogeophagus ramirezi
Ramirezi (Azul, Ouro, etc...)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ramirezi - Papiliochromis ramirezi

Fotos & Comentários

Mikrogeophagus_ramirezi_8.jpg (36kb)
Fotografia: Gabriel Amador

Nome: Mikrogeophagus ramirezi
Comp AquapHTemp
Origem: Colômbia, Venezuela
5 cm 50 L 6.5 27°C

Comentário

Mikrogeophagus ramirezi, Microgeophagus ramirezi, Papiliochromis ramirezi e Apistogramma ramirezi são sinônimos do mesmo peixe (este último já está praticamente em desuso). Ele ficou famoso pela fragilidade depois de ser importado para a Alemanha e ter sofrido uma excessiva dose de cruzamentos consangüineos, para desenvolver variedades ainda mais coloridas. De qualquer forma, é uma espécie de vida curta, no máximo 2 ou 3 anos. Os ramirezis selvagens são mais resistentes, mas não muito...são bastante sensíveis à qualidade da água. Eles têm uma característica interessante de gostar de água velha, porém muito limpa. Água de torneira é um problema para eles e uma simples troca d'água excessiva pode matá-los. É muito comum Ramirezis "capotam" quando dá qualquer problema. Além disso, são peixes tranquilos que ficam facilmente estressados com a presença de peixes muito grandes e/ou muito rápidos. O ideal á mantê-los em um aquário de tamanho médio, só com espécies pequenas e tranquilas também tipo neons, limpa-vidros, etc. Cascalho escuro, turfa no filtro e extrato de água negra também ajudam bastante. Nestes casos eles se desenvolvem muito bem e ficam bastante confiantes, chegando a comer na mão do dono.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Já cheguei a ter um ramirezi no meu aquário de 60 litros uma vez. Ele viveu bem por muito tempo, com algumas espécies de peixe junto e nunca tive problemas com ele, mantinha o aquário bem plantado, o pH neutro e o alimentava com artêmias e ração. Ele geralmente ficava próximo ao fundo do aquário, mas não parecia ter medo dos outros peixes. Gostei tanto dele que agora vou esperimentar colocar alguns deles de novo, é um peixe muito lindo.

Contribuído por Ligia Panachão
Comentário

Possuo quatro Ramirezis em meu aquário de 110lts. Dois vinham do aquário antigo de 12 lts, e dois foram comprados depois. Sempre ouvia dizer que ele é um peixe muito delicado e chatinho para alimentação, sendo assim, ele não dura muito. Mais quando fui até a loja me apaixonei e resolvi arriscar, PH 7.0, temp 26 graus, meus primeiros Ramirezis que no primeiro dia estavam pálidos no segundo dia já estavam muito coloridos e comendo de tudo, inclusive a comida de fundo do Dojô. Já mexi muitas vezes no aquário e ao invés deles se esconderem eles ficam em cima, te beliscando e querendo saber o que está acontecendo. Eles vivem muito bem em um aquário comunitário com Tricogásters, Colisas, Barbos Ouro e Cereja e etc... É um peixe muito lindo..

Contribuído por Cláudia Monteiro
Comentário

Gosto muito desse peixe. Concordo que alimentá-lo não é tarefa fácil. Tenho dois, estão com um colorido incrível. Ficam sempre no fundo procurando comida entre o cascalho. Só comem artêmias, raramente sobem. Quando coloco alimento flocado até ameaçam subir, mas param e ficam observando. Quando sobem a comida já acabou. São extremamente pacíficos, o único problema é alimentá-los. Os meus recusam flocos, nem tubifex eles comem.

Contribuído por Agnaldo Medeiros
Comentário

Confesso que fiquei com receio de comprar esse peixe depois de ler muito sobre a dificuldade de mantê-lo vivo, mas depois de ver um deles abandonado em um aquário lotado, cheio de Matogrossos e Paulistinhas por uns 15 dias, resolvi levá-lo para casa. Fiquei surpreso ao ver que ele não só se adaptou bem ao novo ambiente, como passou a perseguir alguns moradores mais antigos do meu aquário. Com o passar do tempo, ele deixou esse comportamento de lado e passou a viver pacificamente com seus companheiros. Não tive nenhuma dificuldade para alimentá-lo. Ele aceita ração seca numa boa e adora artêmias vivas. Passa boa parte do tempo procurando alimento no substrato e nas folhas das plantas. Entre os Ciclídeos Anões é meu preferido!

Contribuído por Emerson Kawasaki
Comentário

Possuo um Ramirezi Ouro, de amarelo muito bonito e com olhinhos vermelhos! Vive à procura de alimento no substrato e afugenta os Altispinosas que chegam perto de sua área. No mais, não persegue ninguém no aquário. Muito bonito e pretendo colocar mais um simples quando achar aqui. Se alimenta de pedaços de flocos que chegam ao chão e encalham nas folhas e pedras.

Contribuído por Humberto Hepp



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L