Peixes Ornamentais em Aquário

Pterygoplichthys gibbiceps
Cascudo Vela Leopardo

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Cascudo Vela Leopardo - Pterygoplichthys gibbiceps

Fotos & Comentários

pterigo1.jpg (28kb)
Fotografia: Andy Isoft

Nome: Pterygoplichthys gibbiceps
Comp AquapHTemp
Origem: Amazônia
50 cm 250 L 7.0 26°C

Comentário

Comprei um filhote e em pouco mais de 6 meses dobrou de tamanho. É realmente muito bonito e resistente. Alimenta-se de ração de cascudos e Tetra Discus. Passa o dia na parte de baixo de um tronco mas quando percebe que é hora da alimentação, dá umas voltas pelo aquário, causando uma confusão devido ao seu tamanho. Às vezes é um pouco agressivo quando outros peixes invadem o seu território, especialmente com um diadema um pouco menor.

Contribuído por Fábio Sasaki
Comentário

Adquiri há uns meses um e já tem o dobro do tamanho. Dá-se muito bem com o meu Labeo bicolor e com o botia yo-yo. De tempos a tempos deita uma bolha de ar e vai muito rapidamente à superfície e de volta ao fundo. Não lhe dou de comer, pois tem limo suficiente para algum tempo no meu aquário.

Contribuído por Pedro Batista
Comentário

Tenho um cascudo vela leopardo em meu aquário, comprado principalmente por causa do crescimento do cascudo (ele praticamente dobrou de tamanho em pouco mais de um ano). Provavelmente, comprarei logo um aquário maior só por causa dele. Acho-o maravilhoso: seus hábitos noturnos (embora hoje ele seja muito pouco tímido), sua elegância e sua longevidade (espero que ele ainda viva muito). Tenho uma grande afeição pelo bichinho, e não aceito quando alguém diz que ele é feio. Ora!

Contribuído por Jairo Osias
Comentário

O meu pleco tem aproximadamente 24 cm. Comprei ele bem pequeneninho, comprei 3 e só ele cresceu, um morreu e o outro ficou com a metade desse tamanho. O grandão vivia perseguindo o pequeno, talvez por disputa de espaço, mas não mordia ele, só queria espantar aparentemente. De dia ele fica ou na toca dele, que ficou pequena demais porque ele cresceu muito, ou no fundo do aquário, ou grudado no vidro. É mais interessante observá-lo de noite, quando ele procura por comida e fica dando voltas pelo aquário. Ele limpa o vidro do aquário também. É legal quando eu jogo as pastilhas dele de noite, e ele espanta as 4 coridoras que tenho, para elas não comerem a comida dele, mas sem agressividade, ele só dá um chega-pra-lá com seu tamanho monstruoso. Sem dúvidas é um peixe muito pacífico, mas ele me pareceu meio frágil quando filhote, eu já perdi 3 deles e estou com receio de adquirir outro.

Contribuído por Rogerio
Comentário

Tenho um Pleco, também conhecido em Portugal como Morcego, que destrói todas as plantas que tento colocar no aquário. Todas as noites dou-lhe uma pastilha de vegetais, às vezes, nem a consome toda e deixa-a para os outros peixes. Já o tenho há 6 anos. Comprei-o com 5 cm e já ficou com 22 cm. Tem um temperamento muito simpático, nada tímido. É pena destruir-me todas as plantas.

Contribuído por Andreia Veiga
Comentário

Tenho 2 desses, um com um ano (+/-) e durante esse tempo ele cresceu bastante principalmente quando mudei para um aquário de 100 L. É um peixe muito lindo e quando decide sair para dar uma voltinha é de uma graciosidade...dá gosto vê-lo passear pelo aquário. Muito recatado, debaixo do tronco na maior parte do tempo, quando é hora de comer é um pouco agressivo com os outros que se aproximam do seu redor.

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L