Peixes Ornamentais em Aquário

Melanotaenia praecox
Arco-Iris Neon

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Arco-Iris Neon - Melanotaenia praecox

Fotos & Comentários

praecox2.jpg (8kb)
Fotografia: Shawna

Nome: Melanotaenia praecox
Origem: Nova Guiné

Comp Aqua pH Temp
6 cm 60 L 7.0 26°C

Comentário

A Melanotaenia (ou chamado por muitos de peixe arco-íris) é uma espécie muito bonita, pacífica e gosta de viver em grandes cardumes (como os neons, por ex.). É um peixe muito alegre e rápido e quando colocados em aquários grandes se desenvolvem muito bem. Gosta muito de aquários bem plantados e iluminados, principalmente pela luz indireta do sol. Suas escamas formam uma espécie de espelho que brilham e refletem sua coloração lilás, azul, verde, etc. Suas nadadeiras ficam bem vermelhas quando estão em um ambiente equilibrado. Comem de tudo, alimentação em farelo é uma indicada (Vitormônio por exemplo), pois a boca deste peixe é pequena. Seus parceiros ideais dentro de um aquário são: Dânio, Neon, Tanictis, e outros pacíficos. Crio essa espécie há 2 anos em um aquário comunitário de 200 litros, com uma média de temperatura alta (variando entre 28 e 30 graus), vivem muito bem juntamente com Labeos, Dânios, Neons, Moreas, Torpedinhos, Borboletas, Tubarão Pictus, Colisas Lalia,.. e bem plantado. A reprodução é um pouco complicada pois saber quem é quem nesta espécie se torna uma missão quase impossível, a fêmea é mais tranqüila do que o macho e o aquário para reprodução deverá ser exclusivamente para eles e as plantas aconselhadas são as cabombas em grande quantidade. Enfim, a Melanotaenia é uma peixe muito bonito, pacífico, rápido e muito resistente, estando em grandes cardumes e num ambiente bem iluminado com certeza será uma atração bela para pessoas que gostem de espécies não-comuns e muito, muito bonitas.

Contribuído por Rommel Moura
Comentário

Foi referido que era complicado destinguir o macho da femea nesta espécie, mas segundo me disseram até é relativamente fácil. A diferença seria na barbatana inferior, nos machos vermelha, nas fêmeas amarela. A acreditar nisto o exemplar da foto é um macho e por sinal muito bem ambientado pois tem as cores fortes.

Contribuído por Paulo Almeida
Comentário

Concordo com a observação do macho ter a barbatana vermelha. Ao escolher um casal na loja, notei que alguns tinham a barbatana vermelha e outros não. Comprei um com e um sem a barbatana vermelha. Parecem ter formado um casal, pois observa-se o macho (barbatana vermelha) mais agitado que a fêmea e cortejando-a de forma similar às Colisas! Mal posso esperar para eles crescerem!

Contribuído por Humberto Hepp
Comentário

As diferenças entre fêmeas e machos não são tão difíceis de observar. Como já foi dito, as nadadeiras (todas) da fêmea tendem a ser mais amareladas/alaranjadas, mas em algumas podem chegar a ser tão vermelhas quanto as dos machos. Nestes casos pode-se distinguí-las deles pelo fato de que os machos possuem um corpo muito mais alto, ovalado, formando uma espécie de "corcunda" logo atrás da cabeça. Já o corpo da fêmea é muito mais estreito sem essa "corcunda". Como ocorre com outra espécie de Melanotaenia, a M. boesemani, é possível observar em M. praecox uma faixa clara na testa e início da "corcunda" do macho quando este corteja a fêmea. Esta mancha tem grande contraste com a coloração azul de seu corpo e com certeza atrai qualquer fêmea que se preze!

Contribuído por Orlando Grillo
Comentário

Vida! É o que este peixe contribuirá com seu aquário. Muito ativo e bonito. Seu azul é quase fosforecente (desde que se tenha boa iluminação) e, o detalhe das nadadeiras vermelhas (macho), dá um tom impressionante nesta espécie. Adoram estar em cardumes com mais de 4 exemplares. Com um comportamento exemplar e de alimentação fácil, com certeza esta é uma espécie que eu classifico dentre as minhas preferidas.

Contribuído por Fernando Lima
Comentário

Tenho dez arco-íris neons em meu aquário plantado de 90 litros. São lindos, curiosos e ativos. Alimentam-se basicamente de um mix com carne e vegetais em flocos bem esfarelados da Tetra. Seu pH ideal é de neutro para alcalino. A forma de seu corpo é que chama atenção. Quando ligo a luz do aquário suas belas listras azuladas aparecem, daí o nome arco-íris neon.

Contribuído por Matheus Tambasco



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L