Peixes Ornamentais em Aquário

Pomacea canaliculata
Ampulária Canalada (Apple Snail)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ampulária Canalada - Pomacea canaliculata

Fotos & Comentários

pomacea1.jpg (23kb)
Fotografia: Tom Lay

Nome: Pomacea canaliculata
Comp AquapHTemp
Origem: Brasil (Sudeste) até Argentina
6 cm 30 L 7.2 25°C

Comentário

Já tive três exemplares desse lindo animal. Tinham aproximadamente 6 cm e sua casca é de um amarelo intenso. Tem duas antenas que aumentam e diminuem de tamanho para tocar em plantas, pedras, no cascalho e até mesmo em peixes. Além de muito bonita, a ampulária é muito útil para a limpeza do aquário. São muito dóceis e dificilmente as verá dentro de sua concha, de dia ficam a maioria do tempo vagando pelo aquário, grudadas nos vidros, subindo pelas plantas e, às vezes, acabam arrancando-as. As minhas adoravam comer as valisnérias do aquário. De noite dormem dentro de sua concha. É uma ótima opção para quem quer algum tipo de invertebrado.

Contribuído por Diego Oliveira
Comentário

Tenho uma Ampulária no meu comunitário de 140 litros que vive em paz com os outros peixes. Só o cascudo pintado que não gosta muito dela. Sempre que ela invade seu tronco o cascudo parte pra cima dela e volta para o seu lugar, e tinha 2 espadas que ficavam mordendo ela. Já os tirei agora ela vive em paz, tem um comportamento interessante andando pelo vidro do aquário, proporcionando um show de visão. Interessante e barata, é assim que posso descrever a ampulária.

Contribuído por Henrique Chavarry
Comentário

Muito importante nossos amigos, fazem limpeza dos vidros de maneira incansável. Tinhamos em nosso aqua algumas algas que foram consumidas em menos de uma semana num aquário de 120 litros. Fiquei bobo de ver, e estavam somente 4 destes bichinhos...gostei.

Contribuído por Rubens Junior
Comentário

Uma vez comprei 2 destes e eles comeram todas as minhas plantas do aquário, e procriaram virando uma praga. Para controlá-los eu utilizei um caramujicida, que adiantou bastante (exterminou todos eles, não sobrou um pra contar história).

Contribuído por Gregor Rohlfs
Comentário

Caso sua concha comece a se desfazer ou ficar esbranquiçada, pode ser falta de cálcio. Nesse caso, coloque um pouco de conchas moídas ou rações especiais que você encontra em casas especializadas. Esse caramujo pode viver com filhotes de outros peixes. Ele come as algas do aquário e cuidado, ele pode comer certos tipos de plantas aquáticas. Não estranhe se ver ele boiando no aquário.

Contribuído por Felipe Borges
Comentário

Já tive duas dessas criaturinhas em meu aquário de 120 L e elas foram a melhor solução para o crescimento exagerado de algas nas plantas e nos vidros, controlando a infestação em pouco mais de uma semana, além de ainda comerem quaisquer outros restos orgânicos em decomposição. A única ressalva que faço é ao curioso hábito que elas tem de se enterrarem no cascalho, o que algumas vezes afeta as plantas, e ao fato de fazerem muita sujeira.

Contribuído por Andhré Cavazanni



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L