Peixes Ornamentais em Aquário

Xiphophorus maculatus
Plati, Platy

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Plati - Xiphophorus maculatus

Fotos & Comentários

Xiphophorus_maculatus_1.jpg (16kb)
Fotografia: Sabrina
Comentário

Crio platys consorciados com guppys e espadas. Tenho alguns híbridos cruzados com espadas, e olha pessoal, são lindos, robustos e parecem ter mais brilho que os demais. Para mim é um dos peixes mais recompensadores para se criar, principalmente para os iniciantes, pois são coloridos, resistentes e se reproduzem extraordinariamente rápido.

Contribuído por Jesus Bettanzos
Comentário

O Platy é um excelente peixe para ser criado por aqueles que admiram peixes alegres e que encantam o aquário pela sua beleza. Possuo eles no meu aquário de 150x40x30 cm com uma criação consorciada entre lebistes e molinésias, onde pela sua reprodução vivípara logo enchem o aquário de alevinos e acabam apaixonando seus criadores. Mantenha em seu aquário o pH 7,2 a 7,4 alcalino, temperatura de 25 a 28°C, e muitas plantas para os filhotes se esconderem dos peixes adultos.

Contribuído por Eduardo Gatti
Comentário

A espécie mais comum também é conhecida como platy "mickey mouse" por ter uma mancha na base da cauda parecida com o famoso ratinho. Antigamente era falado isso, hoje é um pouco esquecido pelos lojistas, o que é uma pena pois isso acarretaria em uma venda maior da espécie nas lojas.

Contribuído por Cassiano
Comentário

O meu exemplar ficava sempre escondido embaixo de um tronco que eu tenho no meu aquário, não saía nem para comer. Uma vez eu não achava ele em lugar nenhum e, quando observei melhor, ele estava dentro de uma concha, mas logo se enturmou com meus outros peixes, até de vez em quando dá umas beliscadas neles. Recomendo-os para qualquer aquarista iniciante que quer dar vida ao seu aquário, já ouvi falar que podem ser cruzados com espadas mas que os os filhotes nascem estéreis.

Contribuído por Paulo Renato
Comentário

Se você quer exemplares híbridos e belíssimos compre espadas e platys. Como os dois são parentes próximos o cruzamento deles dá peixes grandes, belos e totalmente férteis!

Contribuído por Leonardo Barros
Comentário

Possuo um Platy matriz para habitar meu aquário comunitário. Quando chegou estava bastante territorialista e agressivo com os demais peixes, principalmente com um outro platy, só que de outra cor (este laranja...o agressivo é malhado marrom com pintas pretas e bem maior). Portanto, este peixe pode se tornar agressivo em período de gestação, voltando ao normal logo após este período.

Contribuído por Moiss Serruya



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L