Peixes Ornamentais em Aquário

Phractocephalus hemioliopterus
Pirarara

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Pirarara - Phractocephalus hemioliopterus

Fotos & Comentários

Phractocephalus_hemioliopterus_4.jpg (42kb)
Fotografia: Marcos Hortellani

Nome: Phractocephalus hemioliopterus
Comp AquapHTemp
Origem: América do Sul
100 cm 1000 L 7.0 24°C

Comentário

Esse peixe, conhecido como Pirarara (peixe arara, em Tupi-Guarani) aqui no Brasil é muito apreciado por pescadores, pois luta muito quando fisgado e sua carne é de excelente qualidade. Carnívoro voraz, só deve ser mantido por pessoas que tem um aquário imenso e condições de alimentá-lo adequadamente, pois são necessários muitos peixes para mantê-lo durante sua vida (que é muito longa!). É um peixe muito lindo e muito disputado por aquaristas americanos e europeus, que geralmente têm melhores condições (monetárias) para mantê-los do que nós, brasileiros. Uma ironia, uma vez que essa espécie é brasileira, abundante nos rios Araguaia, Xingu e em vários outros rios situados ao Norte do Brasil. Portanto, pense bem antes de adquirir um exemplar e sempre se informe sobre o crescimento, a alimentação e o tamanho que a espécie que você deseja comprar pode atingir. Eles podem ser muito bonitos, mas necessitam de um ambiente muito amplo para se desenvolverem, acabam morrendo jovens e ainda há o risco de devorarem seus peixes menores. É um peixe que seria mais bem-vindo em seu jantar do que em seu aquário...

Contribuído por Adnan Farhat
Comentário

Tenho uma Pirarara em meu aquário atualmente está com 12,5 cm de comprimento. É um peixe muito bonito e voraz. No princípio eu a alimentava com peixes vivos como me foi recomendado na loja, mas depois de uma longa adaptação consegui induzí-la a alimentar-se somente com coração de boi cru em pedaços.

Contribuído por Marcus Monteforte
Comentário

Sobre a pirarara, posso confirmar que necessita de uma alimentação regular de grande quantidade, mas discordo sobre o fato de ser melhor comida do que criada, pois tenho uma pirarara de 70 cm que é extremamente dócil, convive muito bem sem brigar com o meu pirarucu, meu tucunaré e minhas duas traíras. Quando está com fome ela sobe na borda de cima do aquário e fica pedindo pedaços de carne ou de peixe e nunca me atacou, de vez em quando eu dou na boca e a comida é aceita com muita naturalidade por ela. Concordo que necessita de um espaço grande pois ela cresce com muita rapidez e com o fato dela comer outros peixes até quase do mesmo tamanho dela. Sei por experiência própria, pois ela comeu um pirarucu do mesmo tamanho dela e ficou com uma "bola" na barriga.

Contribuído por Bruno Iwashita
Comentário

Tenho uma pirarara de 25 cm. No início eu a alimentava com uma pequena haste, levando filé de peixe até sua boca. Com o passar do tempo ela devorou alguns peixes que estavam juntos: 4 pacús e um pintado do seu tamanho. Hoje alimento ela com lambari vivo, tuvira, filé de peixe e filé de frango.

Contribuído por Mauricio Fernandes
Comentário

Tenho um pirarara que hoje está com mais de 30 cm. Peixe muito bonito, mas muito esfomeado. Comeu duas lagostas, dois dourados, e todos outros peixes com quem ele esteve junto. A alimentação é feita com peixes vivos e coração de boi cru. Sempre vem comer o pedaço de coração na mão.

Contribuído por Thiago Derks
Comentário

Crio uma pirarara desde de seus 12 cm...atualmente ela está com aproximadamente 32 cm. Ela vive junto com um oscar e uma tilapia (que sobreviveu a ataques da pirarara). Eles se dão muito bem. Muito voraz, ela costuma comer pedacinhos de carne que eu coloco pra ela, muitas vezes em sua boca, quando ela vem buscar a carne na minha mão. Estou querendo colocá-la em um lago para que possa viver mais porque meu aquário já está ficando pequeno para ela nadar a vontade.

Contribuído por Rafael Matos



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L