Peixes Ornamentais em Aquário

Nannostomus trifasciatus
Peixe-Lápis, Zepelim

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe-Lápis (Zepelim) - Nannostomus trifasciatus

Fotos & Comentários

pencil3.jpg (10kb)
Fotografia: Orlando Grillo

Nome: Nannostomus trifasciatus
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia Amazônica
6 cm 40 L 6.8 25°C

Comentário

Originário das águas pretas do Rio Negro, é comum em regiões nas quais o fundo do rio é quase totalmente coberto com Vallisnerias, formando densas "florestas" submersas alternadas por áreas de areia muito fina sem vegetação. No aquário, são muito ativos, nadando em cardumes. Gostam de mordiscar folhas e troncos. Já os vi comendo algas filamentosas marrons, mas não são úteis para seu controle, como poderia se pensar. Adoram alimento granulado, principalmente Tetra Diskus. Quando estão acasalando, macho e fêmea nadam lado a lado, encostados um no outro, agitando o corpo de um lado para o outro. Sua coloração fica mais bonita se houver pelo menos uma lâmpada de especto azul pois as nadadeiras pélvicas, que são um pouco azuladas, ficam com essa cor ainda mais intensa (na foto não é possível ver isso pois as nadadeiras pélvicas estão fechadas). Gostam de aquários bem plantados, com plantas chegando até a superfície, como em seu hábitat natural. Nadam preferencialmente na parte superior/média do aquário. De dia apresentam três linhas pretas horizontais. À noite, quando estão dormindo na superfície, trocam esse padrão por duas ou três listras grossas verticais. É muito interessante!

Contribuído por Orlando Grillo
Comentário

São peixes pacíficos, convivem bem com peixes de água ácida. Tenho um aquário com 10 mato grossos e 16 trifasciatus e meu aquário está indo muito bem. Estou alimentado-os com comida em flocos, mas eles possuem a boca miúda, têm a dificuldade de comer, por isso eu trituro a comida para que eles possam comer com mais facilidade. Como dito acima, eles gostam de beliscar os troncos.

Contribuído por Rafael Bigler
Comentário

Eu tenho 4 peixes lápis de 3 faixas. São peixes dóceis, que gostam de se refugiar entre as plantas do aquário. Um deles porém se mostra mais agressivo, perseguindo os outros e até os neons negros e cardinais. Isso demosntra que não basta appenas saber que a espécie é pacífica, mas sim conhecer a personalidade dos peixes, já que cada um é diferente do outro!

Contribuído por Danilo Donadel

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L